Bece 156 anos: Encontro Internacional de Mulheres Cordelistas acontece nos dias 21, 22 e 24 de março

21 de março de 2023 - 12:32 # # # # #

Ascom Bece - Texto
Divulgação - Foto

Parte integrante das atividades é a inauguração do Acervo de Cordéis da Biblioteca, com mais de 200 volumes produzidos por mulheres

Rodas de conversa, homenagens e a abertura ao público do Acervo de Cordéis, são as atividades que a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) promove em parceria com a Rede Mnemosine de Mulheres Cordelistas, Xilógrafas, Cantadoras e Repentistas nos dias 21, 22 e 24 de março no Encontro Internacional de Mulheres Cordelistas, programação que celebra os 156 anos da Bece.

A programação tem início com duas mesas temáticas virtuais, com transmissões ao vivo pelo canal de youtube da Biblioteca. As convidadas são mulheres representativas do universo da Literatura de Cordel no Ceará e no Brasil, entre elas pesquisadoras de Portugal e da França. As conversas, por sua vez, abordarão a importância da produção feminina no Cordel Brasileiro, sua trajetória histórica e as dificuldades enfrentadas no campo dominado pela produção masculina.

A temática “Mulheres na poesia e na arte popular: os movimentos contemporâneos no cordel e na xilogravura”, ocorre às 10h do dia 22 e conta com a participação de Julie Oliveira (CE), Paola Torres (CE), Lucélia Borges (SP), Josy Correia e Luciana Costa (Brasil/Portugal).

Já no dia 24, às 15h, na sede da Biblioteca, é realizada a abertura ao público do Acervo de Cordéis produzido por mulheres, uma coleção especial de folhetos e livros de poesia popular que somam mais de 200 títulos de 12 autoras. O acervo é uma doação da Rede Mnemosine de Mulheres Cordelistas e do Movimento Cordel de Mulher à Bece. O momento conta com a participação de Vânia Freitas, Ivonete Morais e Mariana de Lima.

A Biblioteca Pública do Ceará (Bece) é um equipamento da Secretaria da Cultura do Estado (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).

Os 156 anos da Bece

O equipamento cultural mais longevo do Estado, a Biblioteca Pública do Ceará (Bece), considerada um espaço-símbolo, completa 156 anos no dia 25 de março. Para celebrar a data, a biblioteca-parque preparou uma programação diversificada, que ocorre entre os dias 18 e 26 de março, em diferentes formatos: na sede da biblioteca, em cinco cidades do Estado, em escola pública e virtual. Todas as atividades oferecem acesso gratuito.

Serviço

Encontro Internacional de Mulheres Cordelistas é realizado na programação de 156 anos da Biblioteca Pública

Dia 21/03 (terça-feira)
10h • BECE Cordel: Encontro Internacional de Mulheres Cordelistas
Mesa “Cantoria e poesia popular feminina no Brasil e em Portugal” (homenagem à Mestra Josenir Lacerda), com Fanka Santos, Ria Lemaire, Josy Correia e Milene Mendonça
Local: Youtube Bece

Dia 22/03 (quarta-feira)
BECE Cordel: Encontro Internacional de Mulheres Cordelistas
10h • Mesa “Mulheres na poesia e na arte popular: os movimentos contemporâneos no cordel e na xilogravura”, com Julie Oliveira, Paola Torres, Lucelia Borges, Josy Correia e Luciana Costa
Local: Youtube Bece

Dia 24/03 (sexta-feira)
15h30 • BECE Cordel: Encontro Internacional de Mulheres Cordelistas
Abertura do Acervo de Mulheres Cordelistas da Bece, com Vânia Freitas, Ivonete Morais e Mariana de Lima
Local: na Coleção Ceará da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Presidente Castelo Branco, Av. Leste Oeste, 255 – Centro)