Número de açudes sangrando no Ceará sobe para 30; Volume total do Estado é de 34%

22 de março de 2023 - 16:58 # # #

Ascom Cogerh - Texto e foto

De acordo com dados recentes do Portal Hidrológico, subiu para 30 o número de açudes sangrando no Ceará. Por último, verteram os açudes Muquém (Cariús), Santo Antônio de Aracatiaçu (Sobral), Patos (Litoral) e Jenipapo(Meruoca). O volume total do Estado do Ceará é de 34%.

Os números são melhores se comparados a esta mesma data no ano passado. Na época, o total de reservas acumuladas no Ceará era de 25%. “É um número animador, entretanto devemos ter uma certa cautela, pois ainda estamos nos recuperando de anos seguidos de estiagem”, ressaltou o analista em gestão de recursos hídricos, Krishna Martins.

Na bacia hidrográfica do Litoral os aportes seguem expressivos. Prova disto foi a sangria de mais dois açudes na região: Santo Antônio de Aracatiaçu e Patos. Já as regiões hidrográficas do Banabuiú (13%) e Sertões de Crateús (14%) contrastam com as Bacias do Coreaú (90%), Acaraú (72%) e Metropolitanas (72,1%), cujo nível de reservação é mais confortável.

Krishna explica que a operação dos reservatórios ocorre levando em consideração os acumulados ao fim da quadra chuvosa. “Ao fim das chuvas, são avaliadas as demandas e feitas reuniões com os colegiados dos Comitês de Bacias onde são deliberadas as vazões de água para um horizonte de aproximadamente um ano”. Nesse contexto são realizadas simulações dos cenários de uso da água em cada região do Ceará. “O intuito é garantir uma operação segura para todos e atender as demandas prioritárias estipuladas pela legislação”, finalizou Krishna.