Secretária da Saúde visita obras da nova Emergência do Hospital Infantil Albert Sabin

22 de março de 2023 - 16:32 # # # # #

Ana Lídia Coutinho - Ascom Hias - Texto e Foto

Tânia Mara Coelho foi recebida pela diretora-geral da unidade, Fábia Linhares

A titular da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Tânia Mara Coelho, visitou, na manhã desta quarta-feira (22), a Emergência do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias) e as obras do novo espaço que acolherá pacientes pediátricos de alta complexidade. A secretária foi recebida pela diretora-geral do Hias, Fábia Linhares.

Estiveram presentes, ainda, o diretor administrativo-financeiro, Edísio Jataí, e a diretora clínica, Juliana Mendes, além da engenheira responsável, Mayrlla Reis.

Ampliação do espaço vai qualificar a assistência, principalmente, no período de chuvas

Na ocasião, Tânia Mara enfatizou sua satisfação por ver o andamento das obras da nova Emergência do Hias. “Em breve, entregaremos à população e aos profissionais de saúde um equipamento de qualidade amplo e com as adequações necessárias, oferecendo um atendimento seguro à população pediátrica do nosso Estado. Além de uma expansiva área de observação, o local também terá mais oito leitos de UTI [Unidade de Terapia Intensiva] e uma sala de estabilização com todo o suporte necessário para a assistência imediata a pacientes graves”, detalhou.

Fábia Linhares ressaltou a importância da inspeção da médica infectologista. “Com a visita, a secretária da Saúde pôde se certificar da situação do ‘Albert Sabin’ e pedir celeridade em relação às obras, essencial sobretudo neste atual momento de sazonalidade das chuvas”, afirmou.

Quadra chuvosa

Antecipando-se ao período de chuvas, mais intenso de fevereiro a maio no Ceará, a gestão do Hias reavaliou o Plano de Contingência para se preparar para 2023, visto que, em todo ano, os casos de viroses respiratórias e gastrointestinais em crianças são comuns nesses meses.

Além da atualização do Plano, foram abertos 30 leitos para pacientes crônicos, inclusive em ventilação mecânica, realizando a desospitalização dos leitos de UTI; e mais seis acomodações de Terapia Intensiva.

Também foram criados 40 leitos de retaguarda na Sociedade de Assistência e Proteção à Infância de Fortaleza (Sopai). Outros 40 leitos cirúrgicos eletivos e clínicos foram remanejados temporariamente para atender à demanda atual.

O Hias dispõe de 462 leitos. Destes, 287 são de enfermaria, 65 de emergência, 54 de UTI e 56 domiciliares.