Dieta cetogênica: ambulatório especializado do Hias atende crianças com epilepsia refratária

24 de março de 2023 - 11:42 # # # # #

Ana Lídia Coutinho - Ascom Hias - Texto
Divulgação /Hias - Foto

Ambulatório de Epilepsia Refratária e Dieta Cetogênica do Hias recebeu, nesta semana, visita de membros da Associação Brasileira de Epilepsia

O Purple Day, ou Dia Mundial da Conscientização da Epilepsia, lembrado neste domingo (26), promove a oportunidade de quebrar estigmas sobre essa condição neurológica que acomete cerca de 50 milhões de pessoas no mundo. O Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), é a instituição pioneira no Estado a realizar a dieta cetogênica, rica em gorduras e com baixo carboidrato, em crianças com epilepsia refratária – aquelas que não respondem adequadamente ao tratamento de medicamentos antiepilépticos

Funcionando desde meados de 2020, o Ambulatório de Epilepsia Refratária e Dieta Cetogênica do Hias acolhe mensalmente cerca de 50 crianças por meio de atendimentos em Neuropediatria e Nutrição.

De acordo com a neuropediatra Mariana Krueger, a dieta simula um metabolismo em jejum, mitigando os episódios de crises epiléticas, e é muito eficaz, inclusive, para a redução do uso de remédios. “Nesses casos, a adição do terceiro remédio diminui para menos de 10% a chance de controle. A dieta cetogênica sobe para 70% essa chance. Temos tido excelentes resultados”, avaliou.

Entre os principais benefícios da dieta cetogênica, estão a redução da frequência de convulsões, a proteção das células neurais dos danos causados pelas crises, a diminuição da necessidade de medicamentos e seus efeitos colaterais, as melhoras cognitivas e os efeitos anti-inflamatórios, impactando direta e positivamente na qualidade de vida desses pacientes.

Além da dieta cetogênica, são realizados procedimentos como o implante estimulador do nervo vago e o uso do canabidiol como medicação alternativa. “Promovemos uma troca importante de informações e organizamos da melhor forma, com uma equipe coesa e experiente, o acompanhamento das crianças, proporcionando uma mudança de paradigma no tratamento da epilepsia no Ceará”, ressaltou Krueger.

Visita da ABE

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização Sobre a Epilepsia, o Hias recebeu, na última quarta-feira (22), a visita de membros da Associação Brasileira de Epilepsia (ABE) no Ambulatório de Epilepsia Refratária e Dieta Cetogênica. Os profissionais visitantes e a equipe local discutiram ideias sobre a ampliação do acesso aos serviços de saúde para pacientes com epilepsia.

“Nosso trabalho nos coloca entre os grandes centros no Brasil que realizam esse tipo de tratamento. Receber a visita da ABE é um grande reconhecimento”, disse Mariana Krueger.