Vale-Gás Social: famílias cearenses começam a receber tíquetes

27 de março de 2023 - 10:22 # # #

Sheyla Castelo Branco - Ascom SPS - Texto
Helene Santos - Fotos

Paracuru e Pindoretama estão entre os primeiros a entregaram – mais de 2.800 famílias têm direito ao benefício social

“Nem sempre a gente tem dinheiro para comprar o gás e esse benefício sempre nos socorre quando não temos mais a quem pedir”, desabafa Rejane Ferreira, 31, que cuida sozinha dos dois filhos, Vladmir, 8, e Yohanna, 6 meses. Ela que também é beneficiária do Bolsa Família e mora na cidade de Paracuru, é uma dentre as 200 mil famílias em situação de vulnerabilidade social que foram contempladas com o Vale-Gás, benefício do Governo do Ceará.

Ao todo, 200.640 tíquetes estão sendo distribuídos em todo o Ceará. A distribuição do primeiro lote teve um investimento de R$ 19.327.571,00 e foi feita pela Secretaria da Proteção Social (SPS) às prefeituras, que entregam à população beneficiada.

A secretária de Assistência Social de Paracuru, Scarlet Mendes, destacou que no município foram beneficiadas 1.494 famílias. “Muitas destas famílias que estão aqui, hoje, recebendo os tíquetes do Vale Gás tinham que escolher entre comprar o gás ou a comida para colocar na mesa e com este benefício tudo mudou”, reiterou a secretária.

Em Pindoretama, Francisca Fortunato, 39, saiu logo cedo de casa com uma certeza no coração: o gás que tinha acabado há três dias seria reposto com o tíquete que ela recebeu na última sexta-feira. “Em casa, somos eu, meu companheiro, meus três filhos e uma netinha, e todos dependem de mim para se alimentar. Como nem sempre entra um dinheirinho dos bicos que faço como cozinheira, nós estávamos há três dias sem gás para cozinha e meu coração estava aflito”, contou a beneficiária.

A dona de casa Cristiane Alves, 39, mãe do Cristian e da Yohanna, 9, lembra que o Vale-Gás é o que possibilita que ela compre frutas e outras coisas para casa. “Com o Vale Gás eu consigo economizar para comprar outros alimentos e até remédios, quando necessário”, explicou Cristiane.

Para Edja Holanda, secretária de Assistência Social de Pindoretama, esse benefício vem mudando a realidade de muitas famílias em situação de vulnerabilidade.”Nós entregamos tíquetes para 1.337 famílias, que têm uma renda per capita de menos de um salário mínimo e que precisam de verdade desse benefício para poderem se alimentar”, frisa Edja Holanda.

A secretária da Proteção Social do Ceará, Onélia Santana, que está à frente da execução e distribuição do benefício para as prefeituras, explicou que o Vale-Gás Social prevê investimento de aproximadamente R$ 64 milhões para 2023.

“A recarga gratuita de um botijão de gás, de 13 kg, ocorre três vezes por ano. Os tíquetes são entregues pelas prefeituras às famílias em todo o Ceará. É investimento que vai diretamente às famílias. Além disso, também temos o Cartão Mais Infância, que prioriza a alimentação das crianças na primeira infância. Isso faz muita diferença”, pontuou a gestora.