Circula Ceará chega a Tauá, com participação do Ministério da Cultura

10 de abril de 2023 - 17:15 # # # #

Ascom Secult - Texto
Hygor Linhares (Ascom Secult) - Foto

Em sua 12ª edição, de 10 a 15 de abril, o projeto da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, realizado em parceria com a Funarte, irá promover diversas ações e a circulação de artistas e grupos cearenses em Tauá, no Sertão dos Inhamuns.

Depois de movimentar intensamente Brejo Santo na Região do Cariri, o projeto Circula Ceará, da Secretaria da Cultura do Estado, realizado em parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte), chega à Tauá com uma programação cultural diversa e gratuita e participação do Ministério da Cultura (MinC). Entre os dias 10 e 15 de abril, a cidade de Tauá será transformada no palco do Circula Ceará, período em que os espaços públicos e equipamentos culturais da cidade serão ocupados com diversos espetáculos, ações formativas, artísticas e institucionais em diferentes linguagens. Ainda em abril, o projeto segue para a cidade de Crateús, entre os dias 24 e 29.

O Circula Ceará possibilita a cada edição o debate sobre políticas culturais, muita fruição artística, e dá continuidade às ações de difusão cultural em nosso Estado. A abertura oficial ocorre na quarta-feira (12), às 18h30, na Câmara Municipal de Tauá, com as apresentações do Movimento Junino Tauaense, da Banda de Música Municipal Maestro Chico Clarinete, sob a Regência do Maestro Cláudio Rocha, e da Escola de Música Municipal Professora Leolina Maciel Feitosa e Castro (Secult Tauá).

As ações institucionais já têm início na segunda-feira (10) com as atividades culturais, com Encontros com os Gestores Culturais da Região, visitas técnicas aos Pontos de Cultura da macrorregião; oficina de Organização e Dinamização de acervo em Bibliotecas Públicas, Comunitárias e Escolares e a Orientação na execução do software Biblivre, sob a coordenação do SEBP/BECE; visitas técnicas de acompanhamento e monitoramento das ações do edital “Toda Banda de Música é uma Escola”, realizadas pelo Sistema Estadual de Bandas de Música e Orquestras; oficina de Acessibilidade Atitudinal; além das visitas de prospecção em teatros e espaços cênicos na região, coordenadas pelo SET/TJA.

A programação cultural é composta pela intervenção urbana com Lambe Lambe: Pode olhar se você quiser, de Anderson Morais, por espetáculos teatrais, shows musicais, espetáculos da Dança do Coco do Iguape, com Paulo Junior, o ensaio aberto Até os Dias Estão Cansados, com Lucas Madi, espetáculos circenses do Coletivo Dez Graças, de David Santos Correia, além da Mostra Cultural de Tauá, e muito mais. A programação completa pode ser acompanhada no Instagram @circulace e @secultceara e pelo site.

MinC no Circula Ceará

Pela primeira vez, o Circula receberá a equipe do Ministério da Cultura (MinC), em uma agenda importante do Programa de Fortalecimento dos Sistemas de Cultura – Pro-Siec, sobre as perspectivas e desafios do Ministério da Cultura. Em destaque, serão debatidos e apresentados a Lei Paulo Gustavo, os Comitês de Cultura e o Sistema Nacional de Cultura, contando com a presença de Roberta Martins, secretária nacional dos comitês de cultura do Ministério da Cultura; de Xaui Peixoto, coordenador geral dos comitês de cultura do Ministério da Cultura; de Lindivaldo Júnior, diretor do sistema nacional de cultura/snc e de Mariana Braga Teixeira, chefe da assessoria de participação social e diversidade do Ministério da Cultura (MinC).

As agendas são voltadas aos dirigentes de cultura, parlamentares, conselheiros(as), artistas e coletivos culturais, lideranças comunitárias e demais agentes culturais, que atuam no campo cultural, sendo realizadas pelo MinC.

Sobre o Circula Ceará

Promovendo uma programação cultural que passa pelos equipamentos culturais dos municípios, que correspondem a 14 macrorregiões do Ceará, o Circula Ceará leva ações a espaços abertos, para toda a população. Entre os objetivos do projeto também está a promoção da descentralização das políticas de fomento às artes da Secult Ceará.

O projeto conta com apresentações de 20 grupos de teatro, 25 grupos de música, 20 grupos de dança, 18 grupos de circo, 18 grupos de cultura popular e tradicional, além de 5 exposições fotográficas, 5 projetos de intervenção urbana, 15 oficinas de acessibilidade cultural e 15 rodas de conversa com autores cearenses, beneficiando 141 artistas e grupos cearenses, selecionados por meio de chamada.

O Circula Ceará é uma realização da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), em parceria com a Fundação Nacional das Artes (Funarte), com apoio da Prefeitura Municipal de Tauá, parceria da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece) e Conselho Estadual dos Dirigentes Municipais de Cultura (DiCultura). A produção é da Assum Preto Produções.

Aqui em Tauá, o Circula conta também com o apoio das equipes do Cineteatro Maria Carmem, da Casa Criativa, da Cidade Digital, do Teatro da Praça de Esporte e Cultura, da Escola Escola Municipal Dodon Feitosa, e do Parque da Cidade que receberão as formações sobre a Lei Paulo Gustavo, ProSiec, Mapa Cultural, sobre Patrimônio Material e Imaterial, atividades específicas de coordenadorias da Secult; os Encontros regionais dos Dirigentes Municipais de Cultura; e as pesquisas nos municípios em parceria com o Projeto Cientista Chefe da Cultura, bem como apresentações culturais.

Próximas atividades do CIRCULA CEARÁ | 2023

Calendário dos espetáculos e atividades artísticas

12 a 15/04 – Tauá – Sertão dos Inhamuns

26 a 29/04 – Crateús – Sertão dos Crateús

10 a 13/05 – Viçosa do Ceará – Serra da Ibiapaba

24 a 27/05 – Camocim – Litoral Norte