Governadora em exercício Jade Romero apresenta às deputadas cearenses ações do Estado voltadas para as mulheres

14 de abril de 2023 - 17:24 # # # #

Antonio Cardoso - Comunicação Institucional - Texto
Hiane Braun - Fotos

A governadora em exercício, Jade Romero, recebeu as deputadas estaduais e federais cearenses, nesta sexta-feira (14), no Palácio da Abolição. O encontro, que também contou com a presença das primeiras-damas do Estado, Lia de Freitas, e da Assembleia, Cristianne Leitão, serviu para a exposição de ações voltadas para as mulheres no Ceará.

Jade Romero agradeceu às parlamentares pela presença e considerou simbólica a reunião. “Tentamos realizar esse momento antes, mas não deu certo e acho até simbólico que esteja acontecendo comigo, uma mulher, como governadora em exercício. Independente de questão partidária precisamos discutir e focar naquilo o que nos une”, disse, enaltecendo a iniciativa do governador Elmano de Freitas de constituir o secretariado paritário.

“Podem contar com o Governo do Estado. Estamos à disposição dos parlamentares, que têm sido muito importantes nesse processo de construção de políticas públicas. O caminho seria muito mais difícil se ainda tivéssemos que convencer os gestores. Felizmente, aqui no Ceará, tanto o governador quanto o próprio presidente da Assembleia (Evandro Leitão) são muito sensíveis e comprometidos”, apontou Jade Romero.

Vice-governadora eleita, Jade Romero é titular da Secretaria das Mulheres, no Ceará. Ela abriu a reunião contextualizando o cenário cearense, mostrando que o número de mulheres chefes de família cresceu 70% entre 2012 e 2022, e que, de acordo com a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen), uma média de 6,4 mil crianças são registradas por ano sem o nome do pai. Em 2021, foram 8,1 mil registros, maior número desde 2016.

Entre os principais eixos de ação do Governo do Ceará, através da Secretaria das Mulheres, expostos por Jade Romero estão o enfrentamento à violência contra a mulher, a promoção da autonomia econômica, a elaboração e implementação do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres, a organização e manutenção do cadastro de informações relativas à posição delas na sociedade, a promoção da equidade de gênero, a articulação da participação social das mulheres nas políticas públicas, a ampliação da rede de proteção através de articulação junto aos municípios e ações para a saúde feminina.

Primeira-dama do Estado, Lia de Freitas considera de suma importância reunir o Executivo Estadual com as mulheres do Legislativo Cearense. “O Governo do Ceará tem atuado fortemente para que possamos ter um estado com mais equidade de gênero, com mais justiça e mais solidário. Saímos com o propósito cada vez mais firme de unir forças, seja através de recursos ou de atuações nos municípios para fortalecer essas políticas que são muito importantes para as nossas mulheres”.

Rede de Apoio

Idealizadas a partir do exemplo da Casa da Mulher Brasileira, iniciativa federal existente em Fortaleza, as Casas da Mulher Cearense foram apresentadas pela governadora em exercício Jade Romero. Atualmente são três unidades em funcionamento, em Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral. Recentemente, foram anunciadas mais duas: Tauá e Crateús, com investimento de R$ 9,7 milhões no total, com recursos do Estado. A meta é chegar a dez Casas da Mulher Cearense em todo o Ceará, contando com a Patrulha Maria da Penha.

No encontro com as deputadas, Jade Romero reforçou, ainda, as iniciativas do Governo do Ceará anunciadas no último dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher. Entre as ações de apoio, ela destacou a criação do Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e Combate ao Feminicídio; qualificação profissional e empregabilidade; promoção e apoio a políticas públicas de autonomia econômica, como a qualificação profissional e a empregabilidade; empreendedorismo e disponibilização de crédito para mulheres, e o Ceará Credi Mulher, cujo aporte de crédito é de R$ 20 milhões.

Cristianne Leitão, primeira-dama da Assembleia, avalia que em reuniões como a desta sexta-feira surgem grandes ideias e direcionamentos para a implementação e avanço de políticas públicas. “É justamente nessas conversas e nas trocas de convivência sobre inclusão de mulheres, com os poderes Legislativo e Executivo, que fortalecemos as políticas públicas para as mulheres”, aponta.

A criação do Selo de Equidade de Gênero e Inclusão, do banco de dados para mapeamento da Rede de Apoio a Mulheres do Ceará, e a distribuição de kits de absorventes nas escolas estaduais, também foram pauta da reunião.

Vice-líder do Governo na Assembleia, a deputada Larissa Gaspar considerou proveitosa a reunião, em que a governadora em exercício expôs o que está sendo pensado na implantação de políticas que venham garantir os direitos e a dignidade das mulheres cearenses. “Um momento para a gente colocar as nossas contribuições para o fortalecimento dessas políticas que vão muito além do campo do enfrentamento à violência contra a mulher, mas que passam também pela garantia da autonomia econômica, pela qualificação profissional, a garantia da saúde integral das mulheres, incentivo à participação política, à igualdade no campo do esporte, e de tantas outras áreas que perfazem a vida de nós mulheres. Foi um momento muito proveitoso e eu tenho certeza que o estado do Ceará vai avançar cada vez mais na implementação de políticas para as mulheres rumo à igualdade de gênero”, avaliou.

Também participaram as deputadas estaduais Gabriella Aguiar, Jô Farias, Juliana Lucena, Marta Gonçalves, Luana Ribeiro, Lia Gomes, e também a ex-deputada e atual presidente do Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense, Meire Costa Lima, e a deputada federal Fernanda Pessoa.