Grupo de Contingência avalia recarga hídrica dos municípios cearenses

14 de abril de 2023 - 12:55 # # # #

Marina Filgueiras - Ascom SRH - Texto

O Grupo de Contingência, criado para assuntos pontuais relativos ao abastecimento dos municípios cearenses, segue se reunindo quinzenalmente para avaliar a situação hídrica das regiões e as consequências das fortes chuvas que caíram no Estado nesta quadra chuvosa.

Nesta sexta-feira (14), a reunião teve coordenação do assessor especial de Assuntos Municipais da Casa Civil, Artur Bruno, e contou com gestores do Sistema Hídrico do Ceará (SRH, Cogerh, Sohidra e Funceme), além de Cagece e Defesa Civil Estadual. Na pauta, a reserva hídrica dos municípios e o tempo de garantia de abastecimento hídrico para cada região. O Estado do Ceará se encontra com 8,87 bilhões de m³, o que representa 47,81% de sua capacidade de armazenamento. 63 açudes já atingiram o nível máximo.

As regiões do Coreaú, Litoral, Baixo Jaguaribe e Aracaú se encontram em situação muito confortável, com percentuais acima de 92% de recarga. Em nível confortável se encontram as regiões do Alto Jaguaribe, Metropolitana, Serra da Ibiapaba e Salgado, com níveis acima de 60%. Sertões de Crateús, Curu, Banabuiú e Médio Jaguaribe se encontram com percentuais acima de 30%, o que é classificado com alerta. Apesar da situação ainda com criticidade, as últimas regiões citadas tiveram bons aportes, o que garante o abastecimento de seus municípios.