Primeira-dama Lia de Freitas reúne com gestores federais para apresentar Programa Ceará Sem Fome

18 de abril de 2023 - 17:17 # # # #

Ascom Gab Primeira-dama - Texto e foto

Na ocasião, a primeira-dama também falou sobre o apoio em ações estruturantes para tirar as pessoas da situação de extrema pobreza

Durante visita, em Brasília, a primeira-dama do Ceará, Lia de Freitas, reuniu-se com o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome, Osmar Júnior, e com a secretária nacional de Renda de Cidadania, Eliane Aquino Custodio. O intuito foi apresentar o Programa Ceará Sem Fome, que tem o objetivo de proporcionar mais segurança alimentar aos cearenses em situação de vulnerabilidade. O momento ocorreu nessa segunda-feira (17).

Lia avaliou o diálogo como muito positivo e destacou que Osmar Júnior aproveitou para apresentar o orçamento deste ano do Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome e as possibilidades do apoio federal em ações de segurança alimentar.

“Tivemos uma conversa muito boa, na qual o secretário-executivo nos apresentou também o seu orçamento e as possibilidades que do Ministério ser parceiro do Governo do Ceará através de programas de segurança alimentar, dando apoio de uma forma especial às Unidades Sociais Produtoras de Refeições. Através também da agricultura familiar e de emendas parlamentares”, destacou.

Em sua apresentação, a primeira-dama explicou como será a atuação do Ceará Sem Fome, que disponibilizará de forma emergencial um cartão no valor de R$ 300 para famílias em situação de extrema vulnerabilidade. Outra frente será a criação e apoio a Rede de Unidades Sociais Produtoras de Refeições, que visa entregar alimentos prontos às pessoas em extrema pobreza. No entanto, por trás desse trabalho, o Governo do Ceará vem construindo ações estruturantes.

Pensar além do emergencial também foi uma questão pautada por Lia junto aos gestores federais. Ela revelou que em um segundo momento, a reunião será com o gestor da Secretaria Nacional de Inclusão Socioeconômica, Luis Carlos Everton.

“Outra importante forma de parceria é por meio da Secretaria de Inclusão Socioeconômica, com projetos estruturantes para a população cearense que está em insegurança alimentar, para que elas, que hoje estão com o cartão do Bolsa-Família, possam trocar futuramente pela Carteira de Trabalho. Teremos novas reuniões, agora com o secretário Luis Carlos, e também a secretária Eliane Custódio, para que junto das nossas secretarias do Estado, que farão parte do Comitê Intersetorial de Governança, possamos unir projetos e apresentar novas necessidades em prol de ações mais estruturantes para o nosso povo”, finalizou.