Wilemara Barros apresenta “Preta Rainha” no Theatro José de Alencar

26 de abril de 2023 - 16:14 # # # # #

Ascom TJA - Texto
Divulgação - Foto

O solo, que integra a programação do “Abril Pra Dança” no equipamento, marca o início das comemorações de cinco décadas de carreira da artista

Comemorando em abril 59 anos de idade, a bailarina e professora de balé clássico Wilemara Barros apresenta o solo autobiográfico “Preta Rainha”, que gira em torno da sua trajetória de 50 anos no universo da dança. O espetáculo terá duas apresentações gratuitas: dia 27 de abril, às 19h, no Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ); e dia 28 de abril, às 19h30, no Palco Principal do Theatro José de Alencar – TJA (capacidade: 100 lugares), equipamento público da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).

“Seguir na cena com quase 60 anos de idade e 50 de carreira é uma dádiva. Os anos me trouxeram maturidade artística e crescimento como ser humano. Atravessei o tempo e gerações tendo meu corpo como discurso político. O palco é um lugar sagrado, a dança é o ar que eu respiro. Sigo até o fim, com as dores e as delícias que a maturidade e a arte trazem”, celebra Wilemara.

Em “Preta Rainha”, Wilemara Barros visita as suas memórias afetivas, tomando para si o legado cultural e ancestral vindo de sua família: a dança, o canto, a percussão, a crença, o corpo e a voz. Wila, como é carinhosamente conhecida na cena local e nacional, faz emergir a poética e a política, criando uma obra antirracista reflexiva e potente que celebra as cinco décadas de dedicação à dança.

“Na maior parte da minha infância e adolescência não tive consciência das minhas raízes e é, a partir dessas vivências, que ‘Preta Rainha’ faz um mergulho na minha ancestralidade, onde volto ao passado para caminhar no presente. Revisito crenças, culturas e afirmo meu discurso antirracista, acreditando que o lugar de fala é meu, mas a ação é de todos”, afirma.

Experiências marcantes e essa busca pelo contato com a ancestralidade são pontos chave no espetáculo. Através de sua trajetória de vida, ela busca criar outras narrativas para que o público seja tocado pela sua obra. A artista propõe um mergulho em si mesma, resgatando a sua criança tantas vezes deslocada de tempo e lugar.

“No palco, apenas a presença desta mulher negra e de sua força, que fala (e escuta), toca, canta (e silencia), faz o público sentir raiva e amar… E como dança! Wilemara Barros é acompanhada em cena com a percussão do bailarino/músico/ator Jhon Morais”, afirma Fauller, coreógrafo e fundador da Cia. Dita, realizadora do projeto.

Onde estão os Negros?

“Preta Rainha” integra o projeto Onde Estão os Negros?, que dá continuidade às pesquisas de Wila sobre ancestralidade, negritude, corpo e localização social. Esse materializa questões para a reflexão da sociedade, por meio das quais Wila rememora as passagens do tempo desde sua infância, analisando a trajetória de uma mulher negra, com formação e uma vida longe da violência doméstica e da hiper sexualização, ainda tão comuns às meninas negras das periferias das cidades brasileiras.

Nesses 50 anos de balé, Wilemara Barros firma o seu lugar no cenário da dança brasileira como uma artista negra-nordestina-periférica. Suas pesquisas e experiências foram fundamentais para que desse especial atenção às questões ligadas à sua negritude, pertencimento, empoderamento e lugar de fala, chegando à pergunta central do projeto Onde Estão os Negros?.

“Onde estão os negros? Quais espaços estes corpos ocupam? Estes corpos negros ocupam bancadas de avaliações em audições de arte ou ministrando cursos? Passeiam em shoppings, visitando livrarias, museus, cafés e teatros? Ocupam lugares acadêmicos, intelectuais ou empresariais? Estão em reconhecidos lugares de poder? A partir destas questões, percebi que minha própria existência nestes espaços é a materialização do contraponto, é enfrentamento”, reflete. “Ocupar estes lugares como uma artista e tratar destas questões em cena é de suma importância para mim”, conclui.

“Onde Estão os Negros?” é um olhar para si mesma, um reconhecimento de seu pertencimento ao mundo, um acerto de contas com tudo o que lhe foi negado. É a própria construção de um lugar possível antes pouco imaginado. O território de uma mulher que construiu o seu percurso carregando pedras para sedimentar passo a passo o caminho trilhado por quem veio em seguida, e que tem uma linda história de luta da cena da dança brasileira”, complementa Fauller.

O projeto marca os 20 anos da Cia Dita e é realizado com o apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), por meio do edital XII Ceará de Incentivo às Artes, e produção da Casa das POC – Produções Criativas. A proposta, em geral, é dar continuidade aos diálogos e pensamentos acerca do corpo negro e suas possibilidades na dança, através de possíveis dispositivos interraciais e suas estratégias de empoderamento, contribuindo com a visibilidade dos corpos negros e sua luta por inclusão social.

Serviço

Solo “Preta Rainha”, de Wilemara Barros
Local: Centro Cultural Bom Jardim – 27 de abril de 2023, às 19h / Palco Principal do Theatro José de Alencar (100 lugares) – 28 de abril de 2023, às 19h30
Duração: 40min
Classificação indicativa: 10 anos
Gratuito – distribuição de senhas 1h antes da sessão, por ordem de chegada