“Abril pra Dança”: TJA celebra o Dia Mundial da Dança com programação diversificada e festival em homenagem à Hugo Bianchi (in memoriam)

28 de abril de 2023 - 16:41 # # # #

Ascom TJA - Texto
Divulgação/Luiz Alves - Foto

O Theatro José de Alencar (TJA), equipamento público da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), recebe, até 29 de abril, o “Abril pra Dança”. Na sexta-feira (28), às 19h30, também no Palco Principal (capacidade: 100 lugares), Wilemara Barros apresentará o solo “Preta Rainha” no qual celebra seus 59 anos de idade. Bailarina e professora de balé clássico, Wila apresenta o solo autobiográfico, que gira em torno da sua trajetória de 50 anos no universo da dança.

Em “Preta Rainha”, visita as suas memórias afetivas, tomando para si o legado cultural e ancestral vindo de sua família: a dança, o canto, a percussão, a crença, o corpo e a voz. Wila faz emergir a poética e a política, criando uma obra antirracista reflexiva e potente que celebra as cinco décadas de dedicação à dança. Entrada gratuita com a distribuição de senhas 1h antes da sessão, por ordem de chegada. Classificação indicativa: 10 anos.

Por fim, no sábado (29), das 9h às 21h, vários espaços do TJA irão receber o “Bianchi Festival de Dança”, numa homenagem ao bailarino cearense e ao Dia Internacional da Dança. Ao longo do dia, a maratona de atividades irá contemplar desde oficinas de ballet clássico, contemporâneo e jazz (salas do Anexo CENA), à mesa redonda (Teatro Morro do Ouro), aula aberta de Danças Urbanas (Jardim de Burle Marx) e Palco Aberto com bailarinos adultos e infantis (Calçada).

O encerramento será no Palco Principal, das 18h às 21h, reunindo diversos conjuntos de conceituados grupos e escolas nos seus mais variados estilos; o destaque será a apresentação da Fortaleza Companhia de Dança com a estreia do espetáculo “Dunas”. No Palco Principal, a entrada será trocada por um quilo de alimento. A realização do festival é uma parceria do TJA, por meio do seu Teatro Escola, com a Associação das Academias de Dança do Ceará (Adce).

Programação

“Preta Rainha”: Solo de Wilemara Barros
Dia: 28 de abril (sexta)
Local: Palco Principal (100 lugares)
Horário: 19h30
Duração: 40min
Classificação: 10 anos
Gratuito (distribuição de senhas 1h antes da sessão, por ordem de chegada)

Bianchi Festival de Dança/ Parceria: Adce
Dia: 29 de abril (sábado)
Local: Palco Principal, Jardim, Calçada e Anexo
Horário: 9h às 21h
Classificação: Livre
Gratuito (entrada 18h, Palco Principal: 1kg de alimento não-perecível)

Serviço

Theatro José de Alencar apresenta: “Abril pra Dança 2023”
Quando: até 29 de abril
Local: Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525 – Centro)
Gratuito