EEEP Maria Ângela participa de projeto da Agência Nacional de Transportes Aquaviários

28 de abril de 2023 - 17:10 # # # #

Bruno Mota - Ascom Seduc

Na última quinta-feira (27), 125 alunos do Curso Técnico em Portos da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Maria Ângela da Silveira Borges, situada em Fortaleza, participaram do projeto “ANTAQ na Escola” – O Papel dos Órgãos Intervenientes no Setor Portuário. A ação foi promovida pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), por meio da Unidade Regional de Fortaleza, e teve como objetivo orientar os estudantes sobre a atuação do órgão e das demais instituições envolvidas na atividade portuária.

Os alunos assistiram a uma conferência no auditório do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades da Polícia Militar do Ceará (Copac), situado no Cais do Porto, na capital cearense. Na oportunidade, foram apresentados os trabalhos dos agentes de fiscalização, as exigências normativas do setor, as estatísticas levantadas pela autarquia e as oportunidades de carreira profissional existentes na área.

Participaram do evento, ainda, representantes da Marinha do Brasil, da Polícia Federal, da Receita Federal, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Ministério da Agricultura e Pecuária, do Ministério do Trabalho, da Companhia Docas do Ceará (CDC – Porto de Fortaleza) e do Terminal Portuário do Pecém.

Guilherme Felipe Fernandes, que cursa a 3ª série do Ensino Médio na escola, classifica o encontro como “um momento incrível”, que o ajudou a escolher um caminho profissional a seguir. “Antes do evento, eu tinha um leque de perguntas na mente sobre o que iria fazer após concluir o curso técnico. Agora descobri uma área de interesse pessoal, que é a marinha mercante. Além disso, ainda aprendi a como dar o primeiro passo para ingressar no setor”, ressalta.

Isabele Sousa, colega de Guilherme, avalia que o evento foi de grande importância para o curso, tanto pela presença dos palestrantes, que são referências no âmbito, como pelo conteúdo abordado. “Me chamou a atenção o papel da Marinha, por estar sempre perto das operações e dar um suporte muito grande à ANTAQ. Algo também marcante foi a fala do representante da Companhia Docas, dizendo que o estágio serve para colocar o conhecimento em prática, nos dando confiança”, observa a estudante.

O chefe da Unidade Regional de Fortaleza da ANTAQ, Roni Mello, considera fundamental para os estudantes terem acesso a informações claras acerca deste segmento, visto como estratégico para o país. “Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o setor portuário de maneira completa, com a participação de diversos órgãos que atuam neste campo, além de conhecerem a trajetória de profissionais que poderão lhes servir de inspiração”, destaca.

Fernando Nunes, servidor da Unidade, que também tem participado da iniciativa desde a primeira edição, lembra que a ideia do projeto surgiu após a visita de alunos ao estande da ANTAQ no evento Expolog 2019. “Realizamos a primeira palestra e foi uma experiência gratificante. Pôde-se constatar o entusiasmo dos estudantes do curso e impressionou, também, o conhecimento deles demonstrado no evento”, lembra.