ESP abre inscrições para mais de 2 mil vagas para formação em Saúde Mental e Atenção Psicossocial

28 de abril de 2023 - 12:32 # # # # #

Daniel Araújo - Ascom ESP/CE - Texto
Rafael Medeiros - Arte gráfica

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), iniciou, nessa quinta-feira (27), as inscrições para as novas turmas de 2023 do programa Cuidados em Saúde Mental e Atenção Psicossocial: Avaliação, Manejo e Seguimento nos Territórios (Smaps).

Oferecido em caráter pioneiro pela autarquia estadual desde 2020, o projeto disponibiliza, neste ano, mais de duas mil vagas para profissionais de nível superior das redes pública e suplementar atuantes na atenção primária (Estratégia Saúde da Família ou Núcleo Ampliado de Saúde da Família) ou na Rede de Atenção Psicossocial – Centros de Atenção Psicossocial (Caps), em Unidades de Acolhimento (UAs), além de hospitais, ambulatórios e Emergências.

A primeira capacitação do projeto a foi anunciada durante o lançamento oficial da edição 2023 do Programa Vidas Preservadas, iniciativa do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) de fomento a políticas públicas na prevenção ao suicídio. A ESP/CE esteve representada no evento pelo coordenador do Smaps, André Tavares. Ele participou do painel Saúde Mental: Caminhos para sua Efetivação.

UPAR VÍDEO: https://www.youtube.com/channel/UCBzTeksprd0_bMIgHw7yEOQ

O médico psiquiatra explica que, nesse primeiro momento, as vagas contemplam um conjunto de cinco cursos básicos assíncronos virtuais, compondo uma trilha de formação no campo da Saúde Mental e Atenção Psicossocial para a atenção primária com foco no modelo de apoio matricial. Os trabalhadores da Saúde, enquadrados nesse perfil, podem se inscrever gratuitamente até o dia 25 de maio de 2023.

Ao todo, estão previstos três cursos com cargas horárias de 60 horas (Introdutório; Clínico Básico 1 – Depressão e Suicídio/Automutilação; e Clínico Básico 2 – Psicoses e Outros Problemas Importantes de Saúde Mental); e dois cursos de 80 horas de duração (Clínico Avançado 1 – Infantil; e Clínico Avançado 2 – Álcool e Substâncias).

Plataformas virtuais de aprendizagem

Todos os participantes receberão certificado. A previsão é de que os ambientes virtuais de aprendizagem comecem ainda em maio de 2023.

“As formações serão facilitadas de modo totalmente on-line e assíncronas. Os participantes terão apoio da nossa plataforma virtual de aprendizagem da ESP/CE, desde videoaulas, estudos de caso, e roteiros de simulação. Queremos distribuir os materiais como se estivéssemos normatizando um processo educacional”, ressalta Tavares.

Ainda no primeiro semestre deste ano, deve ser oferecido um outro curso de aperfeiçoamento presencial, intitulado Treinando Treinadores em Cuidados Primários em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, por meio do Smaps, a fim de capacitar novos multiplicadores. “Já formamos mais de 300 profissionais no Estado para replicar esses conteúdos. Agora é a hora de os gestores municipais incentivarem a proposta, para que essas ações de matriciamento ocorram com o apoio desses profissionais”, complementa o médico.

Ainda segundo o psiquiatra, a equipe pedagógica atuará prioritariamente com profissionais da atenção primária, uma vez que o foco recai no trabalho das lacunas de conhecimento em Saúde Mental dos “não especialistas”, principalmente médicos e enfermeiros da Estratégia Saúde da Família (ESF).

A Coordenadoria de Políticas de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas (Copom) da Sesa tem acompanhado o planejamento das intervenções previstas pelo Smaps para este ano. “Nossa expectativa é de que os alunos compartilhem os conhecimentos adquiridos por meio de ações de matriciamento, nas cinco Regiões de Saúde do Estado, possibilitando uma atuação conjunta e qualificada entre profissionais de Saúde Mental dos municípios envolvidos”, afirma a titular da Copom, Rane Félix

O Smaps

O projeto Cuidados em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Smaps): Avaliação, Manejo e Seguimento nos Territórios aborda temáticas relacionadas às diretrizes assistenciais para a depressão, o suicídio , além de estratégias a serem desenvolvidas nos territórios.

Tomando como base princípios da saúde mental e da atenção psicossocial comunitária e territorial, a iniciativa objetiva contribuir com o desenvolvimento de competências para fortalecer a identificação, a avaliação, o manejo e o acompanhamento de pessoas com condições prioritárias em saúde mental e uso de substâncias.

Serviço

Cuidados em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Smaps): Avaliação, Manejo e Seguimento nos Territórios
Inscreva-se