PMCE é avaliada como a 2ª melhor do país, segundo pesquisa Genial/Quaest

28 de abril de 2023 - 17:07 # # # # #

Ascom SSPDS - Texto

A pesquisa foi divulgada pelo Jornal O Globo, nessa quinta-feira (27), e apontou que 71% dos cearenses aprovam o trabalho da Polícia Militar

O Governo do Estado do Ceará tem investido constantemente na valorização dos trabalhadores da segurança pública. Nos últimos oito anos, o Ceará manteve o foco em políticas públicas de segurança direcionadas para o combate à criminalidade, com foco em inteligência e investigação, bem como em um trabalho ostensivo e preventivo. Os resultados obtidos a partir disso são sentidos pela população. Uma pesquisa divulgada pelo Jornal O Globo, nessa quinta-feira (27), destacou o Ceará como o segundo estado mais bem avaliado pelo trabalho que a Polícia Militar do Ceará (PMCE) realiza. De acordo com o levantamento feito pela Genial/Quaest Pesquisa e Consultoria, 71% dos cearenses aprovam o trabalho dos policiais militares como positivo.

Além do reconhecimento aos militares com as promoções e incrementos salariais, o Estado vem atuando em outras frentes que impactam diretamente na valorização dos policiais militares e, consequentemente, na segurança pública oferecida à população. Pode-se citar o aumento de efetivo com novos concursos, o que possibilitou uma maior interiorização da da PMCE e incremento do Policiamento Ostensivo Geral (POG) e de várias unidades especializadas como, por exemplo, o Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), do Comando para Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac) e do Batalhão de Policiamento do Interior (Bepi) do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque). Atualmente, o Ceará conta com 72 bases do CPRaio da Polícia Militar e 69 Centrais de Videomonitoramento, com um total de 3.809 câmeras em todo o Estado.

Pesquisa

Segundo a pesquisa, a análise adota um modelo para prever a avaliação das polícias estaduais com base nas respostas dos entrevistados. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. Ao todo,no país, 2.015 eleitores a partir de 16 anos foram entrevistados. A PMCE é avaliada positivamente por 71% dos entrevistados, enquanto no Brasil, em geral, esse número é de 59%. O Ceará ficou 12 pontos percentuais acima do número nacional. Entre os estados, a PMCE fica atrás apenas da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC).

O secretário da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio, ressaltou que a pesquisa mostra o que a SSPDS vem desenvolvendo por meio de suas forças policiais. “Esse resultado demonstra o importante trabalho que a Secretaria da Segurança desenvolve. Ao mesmo tempo, mostra também o trabalho das forças de segurança do nosso Estado. Isso acaba repercutindo em todas as instituições, seja na Polícia Militar, na Polícia Civil, no Corpo de Bombeiros e na Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). Dessa forma, com esse resultado satisfatório da pesquisa, ganha todo o Estado. Sabemos que temos muito o que avançar, muito para crescer e evoluir em vários aspectos, mas isso nos dá um norte de que estamos no caminho certo e que vamos ganhar ainda mais com os trabalhos das forças de segurança, em especial, da Polícia Militar”, frisou o secretário.

O coronel comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Klênio Savyo, também destacou a importância e o reconhecimento do trabalho que os policiais militares vêm realizando em prol da segurança da população cearense. “Primeiramente, agradeço a toda sociedade cearense pelo reconhecimento feito a nossa PMCE. Quero reforçar que fazemos parte de um composto do sistema de segurança pública, onde somos mais um órgão que contribui para que a tão sonhada paz social aconteça. Agradeço também aos nossos policiais militares pelo trabalho realizado e reafirmo que nossa meta sempre é servir a população da melhor forma possível. Todos os investimentos feitos durante esse período, sejam de capacitação, aquisição de equipamentos e edificações, foram decisivos para que a nossa Polícia Militar pudesse alcançar o que, hoje, por meio dessa pesquisa, foi efetivado. Agradeço ainda a todo o Governo do Ceará, na pessoa do nosso governador Elmano de Freitas, e ao nosso secretário da Segurança, Samuel Elânio, que tem dado o apoio necessário para seguirmos cada vez mais fortes no nosso trabalho”, concluiu ele.

Combate aos crimes

Esses investimentos têm impactado, por exemplo, na redução dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs). Graças às estratégias e aos investimentos aplicados, o Ceará fechou o ano de 2022 com redução de 10% nos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs), em comparação a 2021. No Ceará, foram registrados 3.299 casos, em 2021, contra 2.970 em 2022. Importante apontar ainda que 2021 encerrou com uma diminuição de 18% nos CVLIs. Foram 3.299 mortes provocadas por crimes violentos. Em comparação com o ano anterior, quando aconteceram 4.039 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), foram 740 casos a menos.

Os dados são gerados, mensalmente, pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), órgão vinculado à SSPDS. Conforme a pasta, também no período de 2015 até março de 2023, um total de 51.496 armas de fogo foram retiradas de circulação. Já sobre a apreensão de drogas, em igual período, o número foi de 44,5 toneladas apreendidas. Outro dado positivo foi a queda de 4,6% nos Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP), no ano passado, em comparação ao mesmo período de 2021. Foram 45.930 casos, em 2022, contra 48.141, em 2021. Nos primeiros três meses deste ano, o índice também caiu e apresentou uma redução de 3,8%.