Governo do Ceará anuncia retorno de voo diário entre Juazeiro do Norte e Fortaleza a partir desta terça-feira (2)

1 de maio de 2023 - 18:30 # # # # # #

Isabella Campos - Ascom Casa Civil - Texto
Carlos Gibaja - Fotos

O governador Elmano de Freitas anunciou, nesta segunda-feira (1°), a retomada do voo diário entre Juazeiro do Norte, na região do Cariri, e Fortaleza, da Azul Linhas Aéreas, a partir desta terça-feira (2). O anúncio foi feito no Palácio da Abolição e transmitido por meio de live, nas redes sociais, que além do governador, contou com a presença da vice-governadora, Jade Romero; da secretária do Turismo, Yrwana Albuquerque; do gerente de Relações Institucionais da Azul, César Grandolfo; do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão; do prefeito em exercício de Juazeiro do Norte, Giovanni Sampaio; do prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil; do deputado federal José Guimarães; e de outras autoridades.

Sendo uma das maiores cidades do Estado, Juazeiro do Norte tem uma economia dinâmica, além de ser considerada um centro de peregrinação religiosa do Brasil, concentrando um alto fluxo de turistas o ano inteiro. O governador Elmano de Freitas comemorou o anúncio.

“Eu considero muito importante o que aqui está acontecendo. Quando fui fazer nosso discurso na Assembleia, disse que estávamos de olho na situação de voos para Juazeiro do Norte. Então, aqui quero destacar que somos mais fortes quando trabalhamos juntos”, pontuou o governador, que fez questão de destacar a importância do deputado José Guimarães nas negociações para essa retomada.

Decisivo na articulação para a retomada do voo, o deputado José Guimarães destacou a boa relação entre esferas políticas como um dos motivos do sucesso de negociações como esta. “Todos sabem que tenho um carinho muito grande pelo Cariri, e para fazer isso dar certo eu chamei todo mundo, prefeito, deputado, governador, e é por isso que o Ceará dá certo, e sempre deu certo. Porque tem time, porque mesmo com responsabilidades imensas, não esquecemos do Ceará e os objetivos em comum”, destacou.

Interiorização do turismo

Para a secretária de Turismo, Yrwana Albuquerque, a retomada do voo diário, representa um importante passo para o desenvolvimento regional e o turismo cearense. “É muito importante estarmos aqui neste 1º de Maio, fazendo esse anúncio para o nosso turismo. Esse é o início, apenas um primeiro passo de um importante processo de interiorização do turismo, porque nossas serras e nossos sertões não são menos importantes”, destacou a secretária. “Esse é um pontapé, pois daqui a 15 dias esperamos ter mais uma grande notícia, mais um lançamento de voo para nosso Estado”, adiantou Yrwana.

O trecho será realizado por uma aeronave a jato Embraer E1, que tem capacidade para transportar 118 passageiros. O horário de partida do aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte, será às 23h55. O trajeto de volta, saindo do aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza, ocorrerá às 4h30. A frequência da conexão será diária, com redução no fim de semana.

Para o gerente de Relações Institucionais da Azul, César Grandolfo, esse momento é tão importante para a companhia aérea quanto para o Governo Estadual, pois simboliza uma parceria que está sendo firmada. “Hoje é um dia muito importante para a companhia aérea Azul, pois estamos aqui para anunciar a retomada de um voo muito importante para a companhia e para o Estado. A partir de amanhã, teremos voos diários entre Juazeiro do Norte e Fortaleza. Essa conexão tão importante entre essas duas cidades volta a ser proporcionada pela Azul”, concluiu.

Impacto na região

Presente no evento, o prefeito em exercício de Juazeiro do Norte, Giovanni Sampaio, agradeceu e ressaltou que a disponibilização dos voos deve beneficiar cidades de outros Estados, como Pernambuco e Piauí, que fazem divisa com o território cearense. “Juazeiro é uma terra acolhedora, que nasceu sob as bênçãos do Padre Cícero, e vamos acolher a Azul, que vai nos deixar mais próximos da capital e mais felizes. Mas também quero destacar que não é só nossa região que será impactada, as regiões do Piauí, da Paraíba e de Pernambuco, que fazem fronteira com o Estado, vêm todas para Juazeiro do Norte. Então também será impactada”, pontuou.

O prefeito do Crato, Ze Ailton Brasil, também comemorou essa retomada que terá influência também no fluxo de turistas em seu município. “É um momento de alegria quando vemos a retomada desses voos para a região do Cariri. A maior dificuldade que tínhamos era esse deslocamento, esse intervalo de 7h de viagem de carro. Mas graças ao empenho de todos, o trabalho em conjunto, estamos aqui comemorando essa vitória”, finalizou o prefeito do Crato.