Capacitação do Centro de Design do Ceará em parceria com a Fundação Demócrito Rocha alcança 109 municípios

3 de maio de 2023 - 15:31 # # # #

Curso online está com inscrições estão abertas até o dia 8 de maio, no site do Fundação Demócrito Rocha

Com cinco módulos, o curso livre “O design a partir do pensamento contemporâneo: inovação a serviço da vida” já soma mais 1.200 pessoas inscritas, alcançando 109 município do Ceará e as cinco regiões brasileiras. O curso faz parte das ações da Kuya – Centro de Design do Ceará — espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), com gestão em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte — em parceria com a Fundação Demócrito Rocha e a Universidade Aberta do Nordeste (UANE).

As inscrições seguem abertas até o dia 8 de maio, com uma aula inaugural nesta quarta (3), às 18h, na escadaria da Kuya. O objetivo desta jornada formativa é fomentar, valorizar o design feito no Ceará e fazer com mais ações como essa alcancem todos os municípios do estado e regiões do país. Tendo uma carga horária de 72 horas-aula e totalmente gratuito, com primeiro módulo disponibilizado a partir do dia 3 de maio.

Para Cláudia Sales, coordenadora de formação da Kuya, “este curso tem por objetivo discutir temas importantes para se pensar um design em conexão a agenda global, fomentando a reflexão, inovação e valorização de um design com compromisso com o desenvolvimento sustentável, responsável, político e a serviço da vida, a fim de conectá-lo aos problemas da atualidade na produção de soluções criativas e inovadoras.”

Voltado para designers, estudantes, profissionais e interessados na área, o objetivo do curso é abordar os quatro pilares da KUYA: design decolonial, design ecoeficiente, design regenerativo e design político partindo de questões da atualidade. Para iniciar a conversa, o módulo introdutório é “Design e contemporaneidade”, o segundo traz o pensamento “por um design político”, o terceiro aborda os “fundamentos para um design regenerativo”, o quarto aproxima a discussão da “economia criativa e design” e o quinto trabalha o “design e a decolonialidade”.

Na modalidade de Educação a Distância (EaD), as pessoas inscritas no curso poderão acessar os módulos, a qualquer momento, na Universidade Aberta do Nordeste (UANE). Os conteúdos ficam disponíveis por 120 dias. As pessoas que se inscreverem para o curso também recebem um ebook exclusivo, 90 dias de acesso gratuito na plataforma O POVO+, além da certificação pela Universidade Aberta do Nordeste (UANE).

As inscrições para o curso “O design a partir do pensamento contemporâneo: inovação a serviço da vida” estão abertas até o dia 08 de maio e é feita de forma online, através do site da Fundação Demócrito Rocha.

Faça aqui a sua inscrição.

Para participar da aula inaugural é necessário fazer a inscrição pelo Sympla para comparecer de forma presencial ou online.

Acesse agora e se inscreva

Inscrições para o aula inaugural Presencial: https://bit.ly/MasterClassMirante

Inscrições para a aula inaugural Online: https://bit.ly/Masterclasscanalfdr

Sobre a Kuya

A Kuya – Centro de Design do Ceará, espaço cultural inaugurado em dezembro de 2022, valoriza, fomenta e difunde a cultura do Design, tendo a pesquisa como ponto de partida para a realização de oficinas, palestras, rodas de conversas, exposições e outras ações.

O nome “Kuya” vem do objeto ancestral de muitos usos que soluciona questões do nosso dia a dia. Assim, atua a partir do pensamento de design na construção da cultura cearense, aliando memória e inovação.

Serviço

Curso livre: “O design a partir de um pensamento contemporâneo: inovação do serviço da vida”

Curso gratuito

Data para inscrição: 08 de maio de 2023

Modalidade: Educação a Distância (EaD)

Link para inscrição: https://fdr.org.br/designcontemporaneo/

Contato: centrodedesign-ce@institutomirante.org

Endereço da Kuya: Rua Senador Jaguaribe, 55, Moura Brasil, próximo ao Centro, Fortaleza – CE

Realização: Kuya – Centro de Design do Ceará em parceria com Fundação Demócrito Rocha e Universidade Aberta do Nordeste (UANE)