CGE discute ética e combate ao assédio moral no 52º Fórum Permanente de Controle Interno

3 de maio de 2023 - 16:59 # # # #

Ascom CGE - Texto

Em alusão à Semana Nacional da Ética e do Combate ao Assédio Moral, a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) promoveu, nesta quarta-feira (3), o 52º Fórum Permanente de Controle Interno. Na ocasião, representantes das Comissões Setoriais de Ética Pública e Comissões Setoriais de Prevenção e Combate ao Assédio Moral do Poder Executivo Estadual se reuniram para discutir “Ética e Combate ao Assédio Moral”

Presente na abertura do evento, o secretário executivo da CGE, Marconi Lemos, destacou a importância da temática no dia a dia dos órgãos públicos. “Estamos diante de um novo mundo, repleto de grandes desafios e mudanças. Vivemos a era do desenvolvimento tecnológico e dos movimentos sociais. E a ética é uma temática que perpassa por todos esses campos, até chegar ao nosso ambiente de trabalho. Sendo assim, é impensável não discutirmos a importância do comportamento ético e dos impactos do tema no nosso ambiente de trabalho”.

Atualmente, a CGE é responsável gerenciar o Sistema de Ética e Transparência do Estado e participa do Conselho gestor do Sistema de Prevenção e Combate ao Assédio Moral. O órgão vem trabalhando na elaboração de um projeto de Lei que unificará os dois sistemas, possibilitando a atuação conjunta das unidades gestoras e comitês setoriais.

Trabalhos

Conduzindo as atividades do Fórum, os auditores de controle interno da CGE, atuantes na Célula de Gestão da Ética Pública, Tiago Peixoto e Marília França, apresentaram detalhes do funcionamento da Comissão Central de Combate e Prevenção ao Assédio Moral e dos Códigos de Ética do Servidor Público e do Auditor de Controle Interno.