Festa Bateu e Feira Mais Vinil são destaques no fim de semana da Estação das Artes

5 de maio de 2023 - 14:25 # # # # #

Ascom Estação das Artes - Texto
Divulgação - Foto

Programação em Parceria com Sesc traz apresentações musicais para a noite de sexta-feira (05)

A Estação das Artes — espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante — oferece um fim de semana repleto de atrações diversificadas: de 5 a 7 de maio, o local recebe apresentações musicais, Festa Bateu, Feira Mais Vinil e outras atividades gratuitas.

A programação inicia-se nesta sexta (5) com o Som na Praça. Das 18h às 18h50, DJ Bruna Queiroz & Maestro Mecânico ocupam a Praça da Estação com uma seleção musical que passeia pelos anos 1970, 1980 e 1990, principalmente MPB e rock. No repertório, estão clássicos em vinil da música brasileira como Krig-ha, Bandolo!, de Raul Seixas; Pérola Negra, de Luiz Melodia; álbuns do Secos e Molhados, dentre outros. Já no cenário internacional, o set reúne canções de The Dark Side of The Moon, de Pink Floyd; Goodbye Yellow Brick Road, de Elton John; e Catch a Fire, de Bob Marley and the Wailers.

Das 19h às 20h, é a vez de Eva Cidreira no palco da Estação das Artes. Formado em 8 de março de 2014, o projeto une do brega ao samba de raiz com as intérpretes Mona Mendes (violonista/cavaquinista/cantora) e Munique Mendes (cantora/pandeirista), e privilegia os principais ritmos na nossa cultura brasileira. As atrações são em parceria com o Sesc Ceará.

Bateu na Estação e domingo das crianças

Pode comemorar: a Festa Bateu desembarca na Gare da Estação das Artes neste sábado (6), das 16h às 21h, com Wavezim, Babita e Lucas Bmr. Iniciada em agosto de 2016, quando o DJ e produtor Lucas BMR decidiu criar uma festa onde “pudesse tocar o que curtia”, a Bateu reúne do funk, hip hop/rap, reggae, música latina à eletrônica, sempre com muito tambor envolvido.

O set open format dinâmico e miscelânea de ritmos, que exploram as mais diversas sonoridades de forma dançante e criativa, são marcas registradas dos DJs residentes. Para a edição da Festa Bateu na Estação, serão distribuídas 1.500 pulseiras a partir das 16h, apenas uma por participante.

O Domingo na Estação, neste dia 7, será colorido pela já tradicional pintura infantil que acontece de 9h às 12h para a criançada. Até 13h, o DJ Paluma solta o som — co-fundador dos coletivos Synthetika, Gravidade e Moon, o artista atua no fortalecimento da cena underground em Fortaleza.

A Feira Mais Vinil também está de volta à Estação, das 9h às 15h deste domingo. O movimento idealizado por Thiago Borges Duarte busca fortalecer cada vez mais a cena do vinil, desde a valorização dos discos como um documento histórico musical que deve ser protegido e apreciado ao longo do tempo ao estímulo a novas atividades socioculturais e econômicas do setor.

As feirinhas do Mercado AlimentaCE seguem na programação do fim de semana na Estação das Artes. No sábado (6), o cardápio reúne bolos, lanches veganos com produtos regionais, pipoca doce e salgada, acarajé baiano, hambúrgueres e sorvete artesanal, além do funcionamento do bar. Já no domingo (7), a feira agroecológica com verduras, frutas e legumes orgânicos do MST começa às 9h. Das 13h às 15h, o DJ Nego Célio integra a programação do equipamento.

Final de semana na Estação das Artes

De 5 a 7 de maio
Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro
Entrada gratuita e aberta ao público.
Obs: Em todos os dias de programação, é proibida a entrada com bebidas alcoólicas em recipientes de vidro, cooler ou bolsa térmica.
Mais informações: Instagram @estacaodasartes.ce e @institutomiranteceara

Programação completa

Sexta (5)
12h – Abertura do equipamento
18h – DJ Bruna Queiroz & Maestro Mecânico (Parceria Sesc)
19h – Show Eva Cidreira (Parceria Sesc)

Outros espaços

12h às 20h
Exposição na Plataforma da Estação e “Memórias da Estação”

12h às 20h
Exposição “Ferrovia em Miniatura” (entrada pela Afac)

Sábado (6)
16h às 21h – Festa Bateu, com Wavezim, Babita e Lucas Bmr

Outros espaços

9h às 15h
Exposição “Ferrovia em Miniatura” (entrada pela Afac)

16h às 21h
Exposição na Plataforma da Estação e “Memórias da Estação”

16h às 21h
Feira gastronômica do Mercado AlimentaCE

Capacidade
Serão distribuídas 1.500 pulseiras a partir das 16h, apenas uma por pessoa. Se desejar sair, a pessoa deverá retornar à fila para adquirir um novo ingresso, ficando a entrada sujeita à lotação da festa.

Menores de 18 anos
Entrada permitida apenas aos acompanhados de responsáveis, após assinatura de Termo de Responsabilidade na entrada.

Domingo (7)
9h às 12h – Pintura infantil
9h às 13h – DJ Paluma
9h às 15h – Feira Mais Vinil

Outros espaços:

9h às 15h
Exposições na Plataforma da Estação e “Memórias da Estação”

9h às 15h
Feira gastronômica e agroecológica do Mercado AlimentaCE, com DJ Nego Célio a partir das 13h

9h às 15h
Exposição “Ferrovia em Miniatura” (entrada pela Afac)