Planetário Rubens de Azevedo traz novas sessões e segue com programações gratuitas em maio

6 de maio de 2023 - 08:35 # # # # #

Luciana Lima Vasconcelos - Ascom Dragão do Mar - Texto
Divulgação - Foto

Além de aulas sobre Astronomia aos sábados e observação astronômica, ambas gratuitas, novos conteúdos lúdicos passam a integrar a programação semanal, com sessões de sexta a domingo

O Planetário Rubens de Azevedo, planetário da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) que integra o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, traz novidades no mês de maio. Com grade de sessões lúdicas renovada e mais um Noite das Estrelas, o Planetário segue com aulas gratuitas do Curso Popular de Astronomia.

Programações gratuitas

Curso Popular de Astronomia

Com aulas gratuitas, o Curso Popular de Astronomia traz, a cada semana, uma temática diferente. Sempre aos sábados, com turma às 15h, na sede do Planetário, o minicurso é indicado para pessoas com idade a partir de 12 anos. As inscrições são abertas sempre na quarta-feira anterior à aula da semana, a partir das 12h, no site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br) ou diretamente na página do Planetário (www.planetariorubensdeazevedo.com.br), com limite de 50 vagas por turma.

As formações serão ministradas pelos professores Thiago Henrique, Mestre em Engenharia de Telecomunicações e licenciado em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE); e Nicolas Camilo, licenciando em Geografia na Universidade Estadual do Ceará (Uece), e Rubens Marreira, licenciado em Física e mestre em Ciências Físicas Aplicadas pela pela Uece.

Iniciando a programação do Curso deste mês, no próximo sábado (13), o professor Nicolas Camilo falará sobre a “Corrida Espacial” entre a União Soviética e os Estados Unidos, que competiam, à época, pela superioridade no desenvolvimento de tecnologias que permitissem a construção da primeira aeronave espacial tripulada em órbita e a chegada à Lua, uma disputa que deu início a um processo de grande evolução na área de tecnologias aeroespaciais. Nesta aula, os participantes aprenderão sobre essa corrida espacial e seus impactos nas descobertas realizadas.

No segundo encontro, dia 20, o Rubens Marreira falará sobre “Nascimento, Vida e Morte das Estrelas”. Com as mais modernas e impressionantes imagens e vídeos em full dome, os participantes irão conhecer um pouco sobre as estrelas que observamos diariamente no céu noturno.

Fechando os encontros do mês, no dia 27, o tema será “Telescópio”. Utilizando os modernos equipamentos de projeção do Planetário, o professor Thiago Henrique apresentará a história do telescópio, desde a luneta de Galileu até os modernos instrumentos de observação astronômicos. Serão apresentados os diversos tipos de telescópios, a partir do funcionamento e da observação que cada um permite, sempre destacando a importância deles para o conhecimento que temos do Universo.

Noite das Estrelas

Todos os meses, sempre nas noites de Quarto Crescente Lunar, o planetário disponibiliza telescópios ao público em geral para observação astronômica de crateras da lua, planetas, nebulosas, etc. Neste mês, a atividade acontecerá no dia 26 de maio. A participação é gratuita, por ordem de chegada. A realização do programa fica condicionada às condições de visibilidade, sendo interrompida se o céu estiver nublado.

Sessões lúdicas

Além do Curso Popular de Astronomia, o Planetário segue exibindo conteúdos lúdicos sobre astronomia e ciências afins, agora de sexta a domingo e com grade renovada. Às sextas, são exibidas a infantil “ABC do Sistema Solar”, às 18h, e a juvenil-adulta “ALMA – e o Universo Invisível”, às 19h. Aos sábados e domingos, a programação começa a partir das 17h, com uma sessão a cada hora: “ABC do Sistema Solar” (infantil), “Explorando o Universo” (infantil) às 18h, “ALMA – e o Universo Invisível” às 19h, e “O Deus Kim e a Astronomia Maya” às 20h. Os ingressos para as sessões, que custam R$ 10,00 a meia e R$ 20,00 a inteira, podem ser adquiridos no site da Sympla Bileto (site.bileto.sympla.com.br/dragaodomar) e na bilheteria física no Dragão.

As Sessões

ABC do Sistema Solar (sessão infantil)

Três crianças estão observando as estrelas quando percebem uma “estrela cadente” e logo uma delas faz um pedido: o desejo de fazer uma viagem até a Lua. De repente, as crianças são teletransportadas para uma nave espacial chamada “Observador”. Após superar o medo inicial, elas fazem uma rica viagem pelo Sistema Solar, visitando os planetas. Durante a viagem, passam por Marte e Vênus, e ainda se aventuram por dentro dos anéis de Saturno. No final, fazem uma perigosa aproximação do Sol.

ALMA – e o Universo Invisível (sessão juvenil-adulta)

A sessão mostra ao público como os cientistas descobrem a existência de objetos que não são percebidos pelo olho humano, apresentando um poderoso instrumento de pesquisa astronômica – o radiotelescópio. Uma enorme rede desses equipamentos, chamada de ALMA, foi instalada no deserto de Atacama, no Chile. O ALMA é composto por 66 antenas de alta precisão, cada uma com um diâmetro de 12 metros, que trabalham juntas como um único telescópio gigante. É uma das instalações astronômicas mais avançadas do mundo, capaz de observar o universo em ondas milimétricas e submilimétricas, permitindo a análise de objetos cósmicos frios, como nuvens moleculares, estrelas em formação e planetas.

Explorando o Universo (sessão infantil)

Com uma linguagem simples, a sessão apresenta fundamentos de Astronomia através de uma história de suspense. O “fantasma” de Galileu aparece e leva o público a uma fascinante viagem pelo tempo e espaço. As observações de Galileu deram início a novas pesquisas que, finalmente, comprovaram as ideias de Copérnico e Kepler sobre o Universo. Além dos fatos históricos, a sessão mostra o conhecimento atual sobre a estrutura do Universo e do nosso Sistema Solar. Uma perfeita combinação de projeção clássica de planetário com imagens digitais full dome.

O Deus Kim e a Astronomia Maya (sessão juvenil-adulta)

Com projeções digitais de alta definição, a sessão mostra uma enorme variedade de cores e sons. Na Arqueoastronomia Maia, os observadores do universo fazem uma viagem por seis sítios arqueológicos maias: San Gervasio, Chichen Itzá, Uxmal, Edzana, Palenque e Bonampak, através dos quais o espectador é imerso num mundo de conhecimento maia sobre a importância das orientações de seus templos em relação à dinâmica celeste do sol, da lua e de Vênus.

Programação de maio

Acesso gratuito

Curso Popular de Astronomia
Sábados, às 15h, no Planetário Rubens de Azevedo
50 vagas por turma
Classificação etária: 12 anos
Inscrições
Professor: Nicolas Camilo

20 de maio – Nascimento, Vida e Morte das Estrelas
Professor: Rubens Marreira

27 de maio – Telescópio
Professor: Thiago Henrique

Noite das Estrelas

26 de maio (sexta-feira)
Das 19h às 21h

Sessões Lúdicas

Sextas
18h – ABC do Sistema Solar (sessão infantil)
19h – ALMA – e o Universo Invisível (sessão juvenil-adulta)

Sábados e domingos
17h – ABC do Sistema Solar (sessão infantil)
18h – Explorando o Universo (sessão infantil)
19h – ALMA – e o Universo Invisível (sessão juvenil-adulta)
20h – O Deus Kim e a Astronomia Maya (sessão juvenil-adulta)

Serviço

Programação do Planetário Rubens de Azevedo em maio
Curso Popular de Astronomia
Dias 13, 20, 27 de maio de 2023
Horário: 15h
Local: Planetário Rubens de Azevedo (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
Acesso gratuito e livre. 50 vagas por turma
Inscrições sempre na quarta-feira anterior às aulas (dias 10, 17 e 24), a partir das 12h

Noite das Estrelas
Dia 26 de maio, das 19h às 21h, no Espaço Mix (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
Acesso gratuito e livre.

Sessões Lúdicas
Sextas às 18h e 19h e sábados e domingos às 17h, 18h, 19h e 20h