SSPDS-CE promove ações educativas na operação “Caminhos Seguros”

6 de maio de 2023 - 10:49 # # # # #

Ascom SSPDS - Texto

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS-CE) segue atuando na promoção de ações educativas em instituições de ensino no Estado na operação nacional “Caminhos Seguros”. As ações são coordenadas em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC).

Palestra em Beberibe

Em continuidade aos trabalhos educativos da operação coordenada pela SSPDS-CE, uma palestra foi ministrada por policiais civis de Beberibe, na Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18), nessa quinta-feira (4). A ação, realizada na localidade de Choró, integra o projeto “Conscientizar e Proteger”, em parceria com forças amigas como prefeitura e defensores públicos.

As palestras da “Caminhos Seguros”, realizadas em instituições escolares, têm como público-alvo crianças e adolescentes, com o objetivo de promover a conscientização e prevenir e combater crimes como abuso e exploração sexual. Durante a apresentação, foram abordadas as formas de violência e os canais de denúncia, por meio dos quais as informações podem ser repassadas às forças de segurança.

O trabalho educativo e preventivo dos profissionais da segurança é complementado também por ações repressivas desenvolvidas em todo o Estado. Nos últimos dias, foram realizadas ações educativas em instituições de ensino na Capital e em municípios como Crateús e Ararendá (AIS 16), com o apoio do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Norte (DPJI Norte), e nos municípios de Palhano (AIS 18) e Pacatuba (AIS 24).

Mandados de prisão

Além das ações educativas realizadas durante a operação, nos últimos dias também foram cumpridos mandados nas cidades de Fortaleza, Camocim, Sobral, Barbalha e Ipaumirim.

Operação “Caminhos Seguros”

Com o objetivo de combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS-CE) atua na “Caminhos Seguros”, que consiste em um conjunto de ações educativas, preventivas e repressivas.

No Ceará, a ação é desenvolvida com a Coordenadoria de Planejamento Operacional e Logística (Copol/SSPDS) realizada de forma integrada com equipes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Polícia Militar do Ceará (PMCE) e Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), além de forças amigas como Polícia Rodoviária Federal (PRF), prefeituras e conselhos tutelares.

Fique atento e denuncie

As denúncias podem ser feitas por meio do telefone 181, Disque-Denúncia da SSPDS, ou do (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O telefone 190, da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops/SSPDS).

As informações podem ser repassadas, ainda, por meio dos números, e do Disque 100, do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, e do 191, da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O sigilo e o anonimato são garantidos.