CS Patativa do Assaré conquista campeonato de basquete

8 de maio de 2023 - 17:11 # # #

Cecília Marques - Ascom Seas - Texto
Karim Georges/Divulgação - Foto

O Centro Socioeducativo Patativa do Assaré conquistou o 1º campeonato de basquete “Projeto Cesta de 4 Pontos”, realizado pelo eixo de cultura, esporte e lazer, da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), em parceria com a Associação Cearense de Basquete. O CSCAL e o CS Canindezinho foram o segundo e terceiro colocados, respectivamente. Os times que subiram ao pódio receberam troféus e medalhas.

Além da premiação principal, houve também a de cestinha do campeonato, que ficou com um atleta do CSCAL. “Estou muito agradecido de ver meu esforço sendo reconhecido. Além disso, aprendi como as regras são importantes na vida e no esporte e reconheço a importância disso. Pretendo jogar outros campeonatos se tiver”, relata o jovem ganhador. A final contou com a presença do coordenador-técnico Alberto Bial.

Para o superintendente da Seas, Roberto Bassan, uma ação dessa no centro socioeducativo tem vários objetivos, entre eles de socialização, de disciplina, mas, principalmente, de melhorar a autoestima dos jovens. “O campeonato mostrou o compromisso da Associação de Basquete com o centro socioeducativo e, isso, tem sido um grande diferencial. Esse projeto tem um impacto positivo na trajetória de vida desses adolescentes”, comentou Bassan, que acrescentou: “A Seas pretende realizar campeonatos de outras modalidades esportivas e, ainda, a Olimpíada no final do ano”.

Para o presidente da Associação Cearense de Basquete, Thales Braga, “nós (da Associação) enxergamos o esporte como uma plataforma de transformação social. Quando conhecemos o trabalho realizado pela Seas ficamos encantados com a possibilidade de transformar a vida, a ressocialização e as perspectivas desses jovens”, atestou.

“Queremos também que eles tenham um time, no cumprimento de medidas socioeducativas, para se espelharem e, quem sabe, quando saírem tenham o esporte como aliado. Para a gente, esse campeonato é a realização de um sonho, pois traz o basquete como um ponto de referência”, concluiu.