Projeto Teatro/Escola promove ação cultural e reflexão social a alunos da rede estadual

8 de maio de 2023 - 17:10 # # #

Bruno Mota - Ascom Seduc - Texto

A Secretaria da Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria da Cultura (Secult), o Theatro José de Alencar (TJA) e a produtora Palco de Paz, promovem o Projeto Teatro/Escola, que oferece a estudantes da rede pública estadual a oportunidade de vivenciar uma programação cultural, além de uma série de práticas relacionadas à conscientização social. A ação teve início no último dia 25 de abril e seguirá até junho próximo. Nesta terça-feira (9), às 14h, haverá uma atividade no TJA com a presença do secretário executivo de Equidade e Direitos Humanos da Seduc, Helder Nogueira.

O projeto contemplará 1.485 alunos de escolas estaduais situadas na capital e na região metropolitana. Ao todo, serão realizadas 19 sessões, sendo 16 para unidades de ensino de Fortaleza, Maracanaú, Aquiraz, Eusébio, Horizonte e Pacajus; uma para os estudantes do Instituto Cearense de Educação dos Surdos; e mais duas sessões para professores da rede.

A programação para os estudantes inclui uma visita guiada ao Theatro José de Alencar, a apreciação do espetáculo “Annonimos” no Teatro Morro do Ouro (anexo ao TJA) e um diálogo com o ator e diretor Sidney Malveira e integrantes do Grupo Teatro Novo, sobre o processo de criação, temática e trajetória da peça.

O espetáculo percorre as vias da comédia ao drama, em que o ator “revive” cenas do cotidiano de três idosos que contam suas histórias e vivem esperando ansiosamente por uma visita. O público é convidado a ser coadjuvante das suas alegrias, tristezas e sonhos que se renovam a cada amanhecer. A intenção é que o público possa estar diante da descoberta de uma beleza singular na velhice.

Na sequência, os estudantes participantes terão a missão de fazer uma série de ações na escola, como desdobramento do projeto, tendo como foco a cultura de paz. A primeira atividade será a produção de uma redação, nos mesmos moldes requeridos pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os textos serão corrigidos pelo professor da área na própria escola e, em seguida, entregues à Seduc para que seja criado um portfólio sobre a ação. As melhores redações comporão um e-book a ser lançado pela Secretaria.

A segunda atividade, denominada “Multiplicadores do saber”, será a concepção de um produto cultural, tendo como tema “A escola como espaço para uma educação antirracista”. Os alunos irão organizar-se em equipes e escolher uma entre as seguintes formas de expressão: poema; paródia; esquete teatral; desenho ou pintura artística; ou fotografia em preto e branco de pessoas do cotidiano, junto com uma frase que sintetize seu olhar sobre a vida. Os trabalhos serão apresentados na escola, chegando ao maior número possível de estudantes da instituição, fazendo com que a ideia seja propagada.

Serviço

Atividade do Projeto Teatro/Escola no TJA
Quando: terça-feira, dia 9 de maio
Horário: 14 horas
Local: Theatro José de Alencar
Endereço: Rua Liberato Barroso, 525, Praça José de Alencar, Centro, Fortaleza-CE