Corpo de Bombeiros resgata vítima presa às ferragens em Redenção

10 de maio de 2023 - 15:38 # # # # #

Ascom CBMCE

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) resgatou, nessa quarta-feira (10), uma mulher presa às ferragens em Redenção, na Área Integrada de Segurança 15 (AIS 15) do Estado. A vítima, de 33 anos, que trafegava na Rodovia CE-060, sofreu um acidente de trânsito envolvendo o automóvel que ela dirigia, um caminhão e uma van, e foi encaminhada a uma unidade hospitalar para realização de exames e avaliação médica.

Por volta das 7h54, a equipe da 5ª Companhia do 4º Batalhão dos Bombeiros Militar (5a Cia/ 4o BBM) foi acionada para realizar o resgate. Conforme populares, três veículos – um automóvel, um caminhão e uma van – se envolveram em um acidente. O caminhão teria colidido contra a traseira do carro, fazendo-o perder o controle e bater de frente com uma van que seguia no sentido contrário.

A mulher foi retirada das ferragens com o uso do kit de desencarceramento. Após o socorr, a vítima, que se queixava de dores nas costas e na coluna, foi encaminhada por uma equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência do Ceará (Samu Ceará) para uma unidade hospitalar.

Também participou da ocorrência uma equipe da Polícia Militar do Ceará (PMCE).

Kit de desencarceramento

O desencarceramento é uma operação de salvamento e resgate que exige aplicação de ferramentas que livrem a vítima das ferragens. O equipamento utilizado, conhecido como desencarcerador, é capaz de retirar vítimas presas em ferragens de automóveis, aeronaves, ou quaisquer outros ambientes.

O corte, ou expansão, da estrutura metálica é promovido por meio de um motor hidráulico, normalmente acomodada numa viatura de Busca e Resgate do CBMCE.