Cinco suspeitos de integrarem um grupo criminoso são presos em operação conjunta no Norte do Estado

12 de maio de 2023 - 13:06 # # # # #

Ascom SSPDS - Texto

As prisões aconteceram durante os trabalhos para cumprimento de um mandado de busca e apreensão no município de Graça

Uma operação conjunta entre a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) e a Polícia Militar do Ceará (PMCE) resultou na prisão em flagrante de cinco pessoas suspeitas de integrarem um grupo criminoso e por envolvimento com o tráfico de drogas. A ação ocorreu no município de Graça – Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado, na tarde dessa quinta-feira (11), durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão. Na ocasião, drogas, aparelhos celulares e dinheiro também foram apreendidos.

O trabalho investigativo foi realizado pela Delegacia Municipal de Pacujá logo após o registro de denúncias informando a possível atuação criminosa de suspeitos na cidade de Graça. Conforme os levantamentos policiais, a unidade investigativa identificou quatro suspeitos de terem envolvimento em crimes na região e representou ao Poder Judiciário pela busca e apreensão de materiais.

Após a expedição da ordem judicial, os policiais iniciaram as diligências. Os trabalhos foram realizados por equipes da Delegacia Municipal de Pacujá com apoio da Delegacia Regional de Sobral, da PC-CE, além de composições do 3º Batalhão da Polícia Militar (3º BPM) e da Força Tática (FT) da PMCE. Os suspeitos, já identificados durante as investigações, e uma outra mulher que também teria envolvimento com o grupo criminoso, foram localizados.

Carlos Eduardo do Nascimento Sousa, de 18 anos, com registro de ato infracional análogo ao crime de roubo a pessoa, quando adolescente; João Batista de Paiva Mendes Filho, de 18 anos, com registro de atos infracionais análogo aos crimes de roubo a pessoa e porte ilegal de arma de fogo; João Lucas Torres Diogo, de 20 anos, com antecedentes por roubo a pessoa, além de um ato infracional análogo ao mesmo crime, quando menor, Lucas Balbino Ferreira, de 23 anos, que já responde por porte e posse ilegal de arma de fogo, e Maria Marilane da Silva Balbino, de 20 anos, com antecedentes por porte e posse ilegal de arma de fogo e com registro de atos infracionais análogo aos crimes de tráfico ilícito de drogas e homicídio doloso, foram presos.

Todos os suspeitos, que além dos crimes já mencionados, também possuem registros de antecedentes por crimes de tráfico ilícito de drogas e associação para o tráfico, foram encontrados em um dos endereços alvos do mandado de busca e apreensão. Na residência, os policiais apreenderam ainda 14 cartões bancários, cadernos com anotações sobre o comércio das drogas, sacos plásticos, diversos documentos, quatro aparelhos celulares e dinheiro, além de 29 embalagens de crack prontas para comercialização. Os cinco foram conduzidos para a Delegacia Regional de Sobral, onde foram autuados em flagrante pelos crimes de tráfico ilícito de drogas e associação criminosa. Após os procedimentos, todos os suspeitos foram colocados à disposição da Justiça.

Denúncia

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o (88) 3641-1337, número da Delegacia Municipal de Pacujá. O sigilo e o anonimato são garantidos.

As denúncias podem ser encaminhadas ainda para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.