Internos e egressos do sistema prisional realizam serviços de revitalização na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Johnson

12 de maio de 2023 - 13:44 # # # #

Natasha Ribeiro - Ascom SAP - Texto

A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização, em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc), promoveu obras de revitalização na sede da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral, EEMTI Johnson.

O trabalho consiste em uma ação permanente da SAP que revitaliza áreas internas e externas de espaços públicos e instituições de ensino, contando com a mão de obra de internos e egressos do sistema prisional. A força tarefa contou com a participação de 60 homens, sendo 10 internos e 50 egressos do regime aberto e semiaberto. O objetivo da iniciativa é praticar a reinserção social por meio do trabalho.

Na ação, os internos realizaram serviços dentro da escola e nas mediações, com várias frentes de trabalho: capinagem, roçagem, jardinagem, limpeza, pintura de todas as salas e corredores, reforma de portas e fechaduras, serviços de gesseiro, pintura de letreiros e retirada de entulhos.

A obra contou com a participação de internos profissionais, capacitados em cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/CE) oferecidos dentro do sistema prisional, nas áreas de pedreiro, eletricista, gesseiro, carpinteiro e pintor.

O secretário da administração penitenciária e ressocialização, Mauro Albuquerque, agradece a confiança da sociedade e a parceria com a Seduc. “São iniciativas como essas que temos a oportunidade de mostrar que qualquer pessoa, quando quer, pode se transformar e se tornar um cidadão novamente. Além disso, aproxima a sociedade e possibilita uma nova visão sobre o sistema prisional. Com a ocupação produtiva dessas pessoas, é possível agregar serviços de melhorias às instituições e também promover a valorização e autoestima dos internos. Todo mundo sai ganhando. Essa parceria com a Seduc reforça o nosso maior objetivo que é salvar vidas através do ensino, da capacitação e do trabalho”, disse.

O coordenador de infraestrutura da Secretaria da Educação (Seduc), Darlan Sales, agradece o empenho da Secretaria e do trabalho dos internos do sistema prisional. “Gostaria de agradecer a toda a equipe envolvida na revitalização, pois se não fosse o apoio da SAP não teríamos conseguido finalizar em tempo recorde e com sucesso. Parabéns a todos os envolvidos nessa ação”, conclui.

O interno da Unidade Prisional de Quixadá, Jonas Kevin da Silva, fala sobre o trabalho de revitalização na escola. “A SAP vem nos proporcionando, por meio de projetos, a chance de me reintegrar novamente na sociedade através do trabalho. Fazer parte da revitalização da escola me faz acreditar que estou trilhando um caminho melhor e diferente. Gostaria de agradecer a oportunidade de estarem me devolvendo o direito à cidadania por meio desse trabalho. Estou muito feliz em ter feito parte dessa ação. É muito bom se sentir útil, levando benefícios para os alunos e a todos que frequentam a unidade educacional”, afirma.

Escola de Ensino Médio Johnson

A EEMTI Johnson está localizada no bairro Luciano Cavalcante, em Fortaleza, designada para atender, exclusivamente, à demanda de ensino médio em tempo integral.

A fundação da unidade se deu por iniciativa de Herbert Johnson, presidente da empresa norte-americana SC Johnson, que era fabricante de ceras de carnaúba. O executivo construiu a escola no depósito da firma, à época localizado na Praia de Iracema, para proporcionar formação educacional aos funcionários da fábrica.

A escola, fundada em 1962, possui um prédio de três pavimentos para atender 1.200 alunos nos três turnos. A estrutura conta com 12 salas de aula, auditório, biblioteca, laboratórios de informática, física, química, biologia e matemática, além de ginásio poliesportivo.

A escola, que já é pioneira por ser a primeira do Estado a ter uma educação inclusiva, também é a primeira unidade educacional do Ceará a funcionar com energia solar.

O estabelecimento de ensino faz parte da estrutura organizacional da Secretaria da Educação do Estado do Ceará.