SRH partipa da 3ª edição das Olimpíadas da Água Brasil

19 de maio de 2023 - 14:31 # # # #

Marina Filgueiras - Ascom SRH - Texto
Ascom SRH - Foto

O Estado do Ceará é representando por três escolas dos municípios de Boa Viagem, Itatira e Saboeiro

Em sua terceira edição, as Olimpíadas da Água Edição Brasil 2023, para estudantes do 6º ao 9 ano, teve início no dia 11 de maio e segue até o dia 19 de maio de forma virtual. Ao todo, 225 escolas participam do projeto. O Ceará é representando por três escolas dos municípios de Boa Viagem, Itatira e Saboeiro. O evento é realizado pela Associação Latino-Americana de Dessalinização e Reuso de Água (Aladyr),

A programação do evento possui um dia dedicado ao tema dessalinização. Para ajudar os alunos durante o quiz das olimpíadas, técnicas do Programa de Dessalinização Água Doce (PAD), da Secretaria dos Recursos Hídricos, estiveram presente na Escola de Educação Fundamental Francisco José Vieira, no município de Boa Viagem, onde 136 alunos estão inscritos na Olimpíada. Antes do início das atividades, a geóloga e técnica do PAD, Liduína Carvalho, apresentou aos alunos o Programa Água Doce e sua importância para a gestão eficiente e sustentável dos recursos hídricos. ”A dessalinização, reúso e tratamento refletem na valorização da água e de efluentes. Essa é a mensagem que devemos passar para os alunos, e assim ajuda-los a responder os questionamentos das Olimpíadas”.

Ainda durante o evento, foi apresentado aos alunos o Projeto SRH nas Escolas, que tem como base um livro paradidático de educação ambiental “Gotinha Nossa de Cada Água”.

Ao final de cada encontro, são realizadas perguntas para avaliar o quanto as crianças aprenderam sobre o tema. Ao final, serão anunciados o primeiro, o segundo e o terceiro lugar das crianças que responderem corretamente e mais rapidamente às perguntas. Os alunos que alcançarem o primeiro, o segundo e o terceiro lugar em cada dia receberão um certificado de reconhecimento e aparecerão na edição da revista digital ÁGUAS LATINOAMÉRICA como vencedores das “OLIMPÍADAS DA ÁGUA ALADYR – EDIÇÃO BRASIL 2023”.

Olimpíadas da Água

Desde 2020 é realizada as Olimpíadas da Água, uma iniciativa que tem como objetivo levar conhecimento sobre Dessalinização, Reúso e Tratamento de Água e Efluentes para crianças em idade escolar, do ensino fundamental ao médio, com a intenção de propiciar desde cedo experiências para a valorização dos recursos hídricos. Até o momento, já participaram crianças de países como Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Honduras, México, Panamá e Peru.