Sabor de Novidade: Mercado AlimentaCE reabre ocupação temporária com novos restaurantes

30 de maio de 2023 - 14:30 # # #

Ascom Mercado AlimentaCE
Thiago Matine - Foto

Mira Cozinha, Let’s bora, Cozinha Lamarca, Jão Burguer, Oyá Murá e chef Noah Passos são os novos ocupantes do equipamento

Tem sabor de novidade no Mercado AlimentaCE – equipamento que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), com gestão em parceria com o Instituto Mirante. A partir desta sexta-feira (2), seis novos restaurantes integram a ocupação temporária do equipamento. Com cardápios especiais que trazem o tempero do Ceará, Mira Cozinha, Lamarca, Let’s bora, Jão Burguer, Oyá Murá e chef Noah Passos trazem novas delícias à gare da Estação das Artes. A reabertura se dá após dois fins de semana de pausa para manutenção, adequação e melhorias tecnológicas. O acesso é gratuito.

Com sabores que percorrem Ceará adentro, Marina Araújo, diretora do Mercado AlimentaCE, explica que os novos permissionários se destacam pela diversidade e identidade dos pratos. “Os novos operadores desta ocupação estão muito dedicados em fazer uma belíssima combinação de sabores, trazendo muita informação de cultura alimentar nas preparações de seus pratos”, explica.

Acarajés, pokes, sanduíches, petiscos e pratinhos, incluindo opções veganas fazem parte dos novos cardápios. Os restaurantes também oferecerão drinks e cerveja artesanal em diferentes faixas de preço e para todos os públicos. “Nosso objetivo foi trazer gastronomias diferentes e que representassem a mistura da nossa terra. Isso se deu tanto na escolha dos chefs como na escolha do conceito dos restaurantes”, reforça a diretora.

Além da reabertura da ocupação, a Estação das Artes contará nesta sexta-feira (2) com show de celebração dos 30 anos do movimento Manguebeat. Na ocasião, o bloco Iracema Bode Beat convida o cantor Otto e o percussionista GIlmar Bolla 8. Fundado no início da década de 1990 no Recife, o Manguebeat surgiu com a proposta de ser um movimento contracultural de mistura de ritmos tradicionais e de elementos da cultura regional.

Sábado e Domingo no Mercado

A comedoria abre durante o Novo Baile Soul na Estação, no sábado (3), a partir das 16 horas. No domingo (4), das 9h às 12, os restaurantes se juntam à feira agroecológica e passam a oferecer, além do cardápio habitual, opções de café da manhã, como cuscuz, tapioca, caldo e outras delícias. O som fica por conta do DJ Lorran Dias, que a partir das 13h traz set list repleto de sucessos do reggae e suas vertentes.

Sobre os restaurantes

Lamarca

Cozinha, política e resistência! Com essa filosofia, o cardápio da Lamarca percorre o Ceará em cada pedacinho. Criada em setembro de 2019, depois de mais de 2 anos de existência da livraria, a marca traz receitas tipicamente cearenses que respeitam e resguardam produtores e produção.

Lets Bora

O Let’s Bora! Comer & Beber nasceu a partir do Mercado AliemntaCE. A ideia do restaurante é levar a excelência de serviço que a Chopp To Go! já tem com o público do equipamento para o mundo gastronômico. Tudo regado a drinks e os famosos chopps geladíssimos.

Jão Burguer

O Ceará está na estética, no nome e principalmente no sabor do Jão Burguer. Atuando desde dezembro de 2022, o restaurante conta com opções clássicas e vegetarianas. As entradinhas com insumos tipicamente regionais também são destaques do cardápio.

Noah Passos

Estreando com um projeto pessoal, o chef Noah Passos traz os sabores da Taíba para o Mercado. O cardápio exclusivo surge a partir de receitas desenvolvidas com a comunidade local, com insumos da terra, valorizando a pesca e trazendo a cultura da região como inspiração.

Acarajé Oya Murà

Oya Murá traz comida de terreiro à gare da Estação. Baiana de ofício, de uma casa de candomblé renomada e conceituada, a chef vem através da suas experiências gastronômicas trazendo propostas da culinária ancestral. Atua há mais de 7 anos pelas feiras gastronômicas e por movimentos de cultura que integram a cidade.

Mira Cozinha

O Mira Cozinha é um projeto gastronômico que ocupa espaços públicos oferecendo comida contemporânea diversa e acessível. Hoje ele reabre no Mercado Alimenta CE seguindo seu propósito de andar junto à cultura fortalezense.

Sobre o Mercado AlimentaCE

O Mercado AlimentaCE é um espaço para vivenciar o Ceará de comer. Um dos equipamentos públicos que integram o Complexo Cultural Estação das Artes, em Fortaleza, é um lugar para experimentar, aprender sobre e adquirir alimentos cearenses de qualidade, que contam histórias e trajetórias de toda a cadeia produtiva local. Tem como diretriz ser um polo de referência gastronômica no país e salvaguardar a gastronomia e cultura alimentar cearense, com sua diversidade e origem. Conta com seis restaurantes em ocupação temporária e, em breve, terá uma loja de produtos alimentícios tipicamente cearenses. Integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), com gestão em parceria com o Instituto Mirante.

Serviço

O que: Sabor de Novidade – Novos restaurantes no Mercado AlimentaCE
Quando: a partir do dia 2 de junho, às 17h
Onde: Mercado AlimentaCE (Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro, dentro do Complexo Cultural Estação das Artes)
Acesso Gratuito