Codes/SSPDS empossa novos conselheiros em Bela Cruz e realiza assembleia em Itapipoca e Uruburetama

1 de junho de 2023 - 11:55 # # # # #

Ascom SSPDS


Com os propósitos de garantir o diálogo e fortalecer os laços com a população no enfrentamento à violência e na propagação de uma cultura de paz, a Coordenadoria de Defesa Social (Codes) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) empossou mais dois novos Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDS). As solenidades aconteceram nessa segunda-feira (29) e terça-feira (30), no município de Bela Cruz – Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17) do Estado.

“O objetivo é auxiliar nas ações de prevenção da violência no território, diagnosticar políticas públicas que reduzam a violência no entorno e fortalecer o trabalho dos conselheiros como forma de auxiliar também nas relações humanas, na cultura de paz, na mediação de conflitos”, explica o coordenador da Codes/SSPDS, o tenente-coronel Bernardo Aguiar.

A Codes também realizou uma assembleia intermunicipal com os CCDSs de Itapipoca e Uruburetama, na tarde dessa terça-feira (30). “O foco do encontro foi o de aquecer os laços de cooperação, ouvir demandas, trocar informações úteis, oportunizar a possibilidade de construir um espaço onde haja trabalho contínuo de somatório em prol da paz”, explicou o tenente-coronel.

O momento também contou com a presença do comandante do 11º Batalhão Policial Militar (11º BPM), tenente-coronel Lauro Deodato, representantes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), e outros representantes de instituições do município.

CCDS

O Conselho Comunitário de Defesa Social (CCDS) é uma instituição formada pelos mais diversos segmentos representativos da sociedade de um bairro, cujo objetivo principal é participar, ativamente, da solução de problemas de segurança naquele território, apoiando e auxiliando a SSPDS. Por meio dos CCDS, os conselheiros podem indicar os focos de intranquilidade social, pontos críticos de criminalidade e sugerir o tipo de policiamento mais eficaz para o seu bairro.