Quatro policiais penais mulheres passam em teste de aptidão física e se classificam para 3ª edição do Curso Tático Policial Feminino – CTAP

1 de junho de 2023 - 16:07 # # # # #

Natasha Ribeiro - Ascom SAP - Texto

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp) realizou nesta quarta-feira (31), a abertura da 3ª edição do Curso Tático Policial Feminino – CTAP. A capacitação iniciou com um grupo de 115 mulheres inscritas, mas apenas 44 conseguiram concluir, com êxito, o teste de aptidão física (TAF). Das mulheres aprovadas, quatro são policiais penais, sendo duas da Unidade Prisional Feminina Desembargadora Auri Moura Costa (UPF), uma do Grupo de Ações Penitenciárias e uma da Unidade Prisional de Aquiraz (UP-Aquiraz).

O curso será promovido pelo Governo do Estado do Ceará através da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS/CE), via Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE), direcionado para servidoras integrantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Perícia Forense, Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização e profissionais de organizações de segurança pública do âmbito federal ou de outros Estados da Federação.

A capacitação será constituída em uma única fase com duração média de 30 dias, com carga horária de 250 horas/aula e terá início no dia 1 de junho. O curso abordará diversos conhecimentos como educação física, técnicas de defesa pessoal e mobilização, noções de intervenção prisional, CBQ e Combates com Edificações, salvamento aquático, operações em altura, noções de patrulhas rural, noções de CDC, armamento e equipamentos menos letais, dentre outros.

Presente na solenidade, a vice-governadora do Estado, Jade Romero, falou das ações do governo voltadas ao combate à violência contra a mulher e a busca por equidade de gênero e destacou a importância de cursos como o CTAP para o fortalecimento da pauta feminina. “Nós estamos rompendo paradigmas e mostrando a sociedade cearense, a sociedade brasileira, que nós mulheres temos sim todo o direito e devemos ser respeitadas pelas decisões que nós tomamos. Quando a gente fala de justiça social para as mulheres, estamos falando de justiça para toda a sociedade. Essa é uma pauta não só das mulheres, mas a gente não quer participar por concessão masculina, a gente quer participar, como a gente tem participado, por competência, por termos escolhido esses locais, como eu escolhi a política, vocês escolheram as forças de segurança, se capacitaram para estar nesses locais e com certeza vão alçar vôos ainda maiores. Viva as nossas Athenas, viva as nossas forças de segurança, viva as nossas mulheres cearenses”, ressaltou.

A capitã da 3ª Cia BPChoque e coordenadora do Curso Tático Policial Feminino – CTAP, Maria Freitas, comenta sobre o curso. “Foram 115 inscritas e 44 conseguiram passar pelos testes físicos. Batemos o recorde das duas edições anteriores na procura de servidoras para participar do curso. Outra situação inédita foi a participação maior de algumas organizações como a polícia civil, a própria SAP, bombeiros, além de coirmãs como policiais do Piauí, Paraná, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Isso é muito gratificante, porque é um curso voltado para mulheres em todo o Brasil. Nosso objetivo é colocar mais mulheres no mundo operacional para que consigam competir de igual para igual e aprender técnicas e procedimentos que são voltados para suas unidades”, conclui.

A policial penal do Grupo de Ações Penitenciárias, Ana Paula Matos, se sente preparada para os desafios do curso. “Nossa profissão precisa constantemente de aperfeiçoamento e capacitação. Passar nesse curso significa muito pra mim, pois já no teste de aptidão física consegui identificar algumas dificuldades, mas superei meus limites e conquistei com êxito essa fase. Estou muito animada para iniciar o curso juntamente com as minhas companheiras para que possamos nos transformar em uma verdadeira “ATHENA”, disse.