Fortaleza tem redução de 31,1% nas mortes violentas em maio; queda no Ceará foi de 15,6%

5 de junho de 2023 - 17:21 # # # # # #

Ascom SSPDS

O trabalho desempenhado pelas Forças de Segurança resultou na redução de 31,1% nas ocorrências de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) na cidade de Fortaleza no mês de maio, comparado ao mesmo período de 2022; já em todo o Estado, as mortes violentas tiveram uma diminuição de 15,6%. Os dados foram compilados pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

A redução nos casos é resultado das ações realizadas pelas Forças de Segurança do Ceará. Enquanto em maio de 2022 foram registrados 90 casos, no mesmo período em 2023, foram 62 ocorrências na Capital.

Além disso, em todo o Estado do Ceará, foi registrada uma diminuição de 15,6% nas mortes violentas. Em maio de 2022, 269 ocorrências foram registradas em território cearense; já em maio de 2023, foram 227 casos. A redução em maio nesse tipo de crime no Ceará representou a melhor diminuição entre os meses de 2023.

O secretário da SSPDS, Samuel Elânio, afirmou que os números representam o resultado do trabalho integrado e contínuo entre as Forças de Segurança do Estado. “A redução durante o período, na Capital e no Estado, é resultado das ações da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e da análise dos dados da Supesp, além da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS. A redução demonstra o empenho e a dedicação dos profissionais da Segurança, propiciando uma maior sensação de segurança para a população”, comentou o secretário.

Redução nos cinco primeiros meses
Também foram registradas reduções nas mortes violentas entre os meses de janeiro e maio de 2023, na comparação com o mesmo intervalo do ano passado. Na Capital cearense, houve uma diminuição de 27% no quadro comparativo entre os meses de 2023 e 2022. Em Fortaleza, o número reduziu de 382 para 279 ocorrências de Crimes Violentos Letais Intencionais.

Em todo o território cearense, os números de CVLIs tiveram uma redução de 7,7% nos cinco primeiros meses de 2023 em relação ao mesmo período no ano anterior. Enquanto entre janeiro e maio de 2022 foram 1.267 casos, nos cinco primeiros cinco meses de 2023, foram 1.170 ocorrências em todo o Ceará.

Operação Focus

Dentre as ações das Forças de Segurança do Ceará que contribuíram para a obtenção dos números positivos, está a operação Focus, que teve mais uma edição realizada na última quarta-feira (31), que resultou na prisão de um homem com mandado em aberto. A ofensiva chegou à sua 40ª edição na ofensiva realizada em Caucaia – Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) do Estado. Ao todo, 124 abordagens a pessoas e a 89 veículos foram realizadas.