Governo do Ceará lança mais de 11 mil novas vagas de qualificação profissional pelo Criando Oportunidades

11 de setembro de 2023 - 14:11 # # # #

João Pedro Guedes - Ascom Casa Civil - Texto
Rosane Gurgel - Casa Civil - Fotos

Mais capacitação para os cearenses. O governador do Ceará em exercício, Evandro Leitão, anunciou, nesta segunda-feira (11), 11.560 novas vagas de qualificação profissional através do programa Criando Oportunidades, ação coordenada pela Secretaria da Proteção Social (SPS). O investimento com a ação será de R$ 11,1 milhões. A solenidade, que aconteceu no Complexo Social Mais Infância do Cristo Redentor, em Fortaleza, também contou com a presença da titular da SPS, Onélia Santana; da senadora Augusta Brito; entre outras autoridades.

Evandro Leitão destacou que o verdadeiro investimento realizado na solenidade desta segunda-feira é em cada cearense, no capital humano que move o estado. “Esse é o grande legado que podemos deixar para a sociedade: investir em capital humano. Estamos investindo em jovens, mulheres, em diversas pessoas que estão buscando capacitação para que possam alavancar seus sonhos, para conseguir uma condição melhor para suas vidas. E uma vida digna também é buscar novas oportunidades”, disse.

O Criando Oportunidades atua em todo o Ceará capacitando mulheres chefes de família cadastradas no CadÚnico, jovens a partir dos 16 anos, trabalhadores em busca de emprego e grupos socialmente vulneráveis. Nos últimos sete anos, mais de 45 mil pessoas já foram capacitadas.

Onélia Santana lembrou que o participante que obtiver no mínimo 75% de presença durante as aulas, receberá um kit instrumental de trabalho. “São novas oportunidades para mulheres, jovens, pessoas em busca do primeiro emprego. Além da capacitação, essa pessoa também ganha um kit para iniciar seu trabalho caso cumpra a taxa mínima de frequência. Uma costureira, recebe uma máquina de costura; a manicure da mesma forma, com suas ferramentas. São várias áreas disponíveis para que a pessoa possa ganhar seu dinheiro e seguir sua vida”, comentou.

Durante a solenidade, 40 concludentes dos cursos de confeiteiro e assistente administrativo receberam seus certificados e o respectivo kit de instrumentos de trabalho.

Oportunidade de empreender

Antônio Gomes, 56, é morador do Cristo Redentor e com o curso de salgados comerciais que iniciou nesta segunda-feira já busca a sua quinta capacitação diferente por meio do Criando Oportunidades. “Sempre estou em busca de aprender algo, independente da área. Sei que posso seguir aprendendo e me aperfeiçoando”, pontuou.

O experiente sonhador agradece as vagas ofertadas pelo Estado, afirmando que seguirá aproveitando os cursos em busca do seu próprio negócio. “Eu trabalhava com frutas na Ceasa, sempre gostei de mexer com alimentos. Com os cursos daqui, já aprendi a fazer bolos, doces e agora salgados. Sei que tudo isso são passos de um processo que preciso realizar se quero ter a minha própria lojinha”, completou.

Para Mayle Cabral, 37, os cursos representam uma oportunidade de conseguir mais conforto para sua família. Mãe de uma criança de oito anos, ela se divide entre cuidar do filho e seu trabalho. “Hoje, estou fazendo o curso de alongamento de unhas, mas já fiz o de pedicure. Assim vou aumentando meu currículo e ganhando experiência. Tenho grandes expectativas do que vem pela frente”, afirmou de maneira confiante.

Diversidade de cursos

Através do Criando Oportunidades, cearenses de todos os 184 municípios do estado podem acessar cursos em vários segmentos do mercado de trabalho. São ofertadas capacitações nas áreas administrativa, de beleza, cozinha, construção civil, corte e costura, entre outros. A carga horária é de 100 horas.

Os interessados devem se inscrever no site da SPS. No interior, os interessados devem procurar as secretarias municipais de assistência social para outras informações.