Atividades de aromaterapia proporcionam bem-estar a gestantes e puérperas no HGCC
27 de maio de 2024 - 08:47 #Bem-estar #gestantes #HGCC #Humanização #Relaxamento
Wescley Jorge - Ascom HGCC - Texto
Thiago Freitas - HGCC - Fotos
Momento de aromaterapia de relaxamento foi proporcionado às gestantes do HGCC
Em um ambiente acolhedor na Casa da Gestante do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), grávidas e mães do Acolhimento Materno, experimentaram momentos de relaxamento e conexão com seus bebês por meio de uma oficina especializada em óleos essenciais. A iniciativa visa proporcionar bem-estar às gestantes, sendo mais um cuidado durante a gravidez.
Conduzida por especialistas em aromaterapia, a oficina de relaxamento com óleos essenciais oferece uma variedade de técnicas que visam aliviar o estresse, promover o relaxamento muscular e melhorar o estado emocional das futuras mamães. Desde massagens suaves até técnicas de respiração e meditação, a atividade é cuidadosamente planejada para criar um ambiente de tranquilidade e conforto.
Gestantes e puérperas receberam massagem com óleos essenciais
A enfermeira e consultora de bem-estar, Juliana Rocha, explica que a “aromaterapia é uma prática integrativa do SUS e isso é comprovado cientificamente que quando você inala um óleo essencial, ele vai até ali o teu sistema límbico, que é o sistema das emoções, e é direcionado para todos os órgãos”.
“Nós utilizamos a técnica “aromatoutch” junto com a aromaterapia, que serve para trazer o equilíbrio físico e emocional. Ela é voltada para ansiedade, para medo, para luto, trauma, depressão. Junto com o óleo essencial de laranja nós usamos o “balance” nessa técnica, que são óleos que são voltados para isso, para trazer o equilíbrio emocional”, descreve Rocha.
A aromaterapia é uma prática integrativa do SUS
Além dos benefícios físicos, a oficina de relaxamento também proporciona um momento de conexão profunda entre a mãe e o bebê. Segundo Cacilda Maria Marques Ferreira, enfermeira coordenadora da Casa da Gestante, “a oficina é uma ação que permite um olhar para elas próprias, esquecendo um pouco de alguns problemas e preocupações, além de benefícios terapêuticos, num momento de paz e relaxamento”, afirma.
As gestantes que participam dessa oficina destacam o bem-estar proporcionado. Maria Regina Ferreira, 39, internada desde o dia 25 de abril, compartilhou sua experiência. “Eu achei muito bom, é excelente, porque é um momento muito bacana, que a gente relaxa. E os óleos, que são muito agradáveis. Gostei de meditar, de sentir a sensação dos óleos, que é muito relaxante”, garante.
Iniciativas como essa na Casa da Gestante do Hospital Geral Dr. César Cals demonstram o compromisso em oferecer cuidados que vão além da rotina de exames e medicamentos. A oficina de relaxamento com óleos essenciais é mais uma atividade para promover o bem-estar durante a internação.