Governo do Ceará entrega Vila Social para a população do Genibaú, em Fortaleza

11 de junho de 2024 - 09:01 # # #

Isabella Campos - Ascom Casa Civil - Texto
Estácio Jr. - Casa Civil - Fotos

O espaço dispõe de academia ao ar livre, brinquedopraça, areninha, quadra de areia para vôlei e beach tênis, quadra poliesportiva, salas de ritmos, de informática e multiuso

Requalificação do espaço e promoção do senso de comunidade por meio do esporte, educação, cultura e serviços sociais. Foi pensando nisso que o Governo do Ceará entregou, nesta segunda-feira (10), a Vila Social do Genibaú, em Fortaleza. O governador Elmano de Freitas participou da solenidade de inauguração.

Mantendo o compromisso de olhar, de forma especial, para quem mais precisa, o governador Elmano de Freitas, ressaltou a importância de equipamentos como este espalhados pela Capital. “Às vezes a gente anda uma distância enorme para praticar um esporte. Fica tão longe que nem dá para praticar. Então, aqui está um espaço para praticarem o esporte, estarem junto da sua comunidade”, pontuou o governador.

“Estamos neste mundo para ser feliz, para ter condição de estar com nossa família, para colocar nosso filho em uma escola boa. Por isso que aqui vai ter o momento de lazer, de esporte e também vai ter o momento para fazer uma qualificação profissional”, complementou Elmano.

O espaço dispõe de academia ao ar livre, brinquedopraça, areninha, quadra de areia para vôlei e beach tênis, quadra poliesportiva, salas de ritmos, de informática e multiuso. A nova Vila Social fica onde antigamente era a Vila Olímpica do bairro, e recebeu um investimento de R$ 4.290.841 para a requalificação do espaço e a construção de uma areninha.

A secretária da Proteção Social, Onelia Santana, enfatizou a diferença que equipamentos como a Vila Social promovem na vida de crianças e adolescentes que vivem nas áreas com o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade.

“Esse aqui é o resultado de uma gestão integrada, compartilhada. Aqui tem Secretaria da Proteção Social, Secretaria da Juventude e Secretaria do Esporte. Tudo isso para dar oportunidade, o ballet, o judô, o karatê, a informática. É dar possibilidades para todos. Tudo isso é cuidar das pessoas, fazer gestão ouvindo e mudando a vida das pessoas”, destacou Onelia Santana.

O equipamento funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e aos sábados e domingos pela manhã. Para além das atividades promovidas pelo Estado, o equipamento ficará à disposição para receber ações e projetos da comunidade.

Espaço para a juventude

Com educação e profissionalização sendo uma das prioridades de governo, nas Vilas Sociais também estarão presentes a Casa da Juventude Cearense (Caju), que contará com espaço compartilhado de trabalho (coworking), oferta de cursos on-line e presenciais e atendimento psicossocial.

Presente na inauguração, o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão, parabenizou pela iniciativa. “Essa Vila Social vai contemplar toda a população daqui, sobretudo a nossa juventude. Que vai ter espaço para interagir e espaço até para fazer curso profissionalizante”, pontuou. “Aqui [por perto] não tem nenhum espaço como este, que vai fazer a população usufruir. Então, quero pedir que todos cuidem e usufruam do espaço”, completou.

Outras unidades

Não é apenas o Genibaú que será presenteado com a Vila Social. Até o início do segundo semestre, devem ser entregues as unidades de Messejana e Canindezinho, ambas reformadas com recursos do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares III). O bairro Conjunto Ceará também receberá uma Vila Social.

Para além do serviço prestado quando prontas, as obras significam geração de emprego para o fortalezense. Em Messejana, por exemplo, são 80 trabalhadores na obra, já na unidade do Canindezinho, 50 empregos diretos e indiretos estão sendo gerados durante a reforma. O investimento na requalificação dos espaços é de aproximadamente R$ 9 milhões.

Mudança para comunidade

“Isso muda tudo”, foi assim que a moradora do Genibaú há mais de 20 anos, dona Maria do Nascimento recebeu a Vila Social em seu bairro. Tendo visto a antiga Vila Olímpica funcionar e parar de funcionar, a dona de casa comemorou o novo equipamento.

“Agora, temos esporte e saúde, porque faço a minha zumba aqui e faz muito bem pra minha saúde”, ressaltou a dona de casa. Antes, Maria ia fazer zumba em um bairro vizinho. “Eu estou muito feliz, porque antes eu ia a pé para o bairro vizinho fazer uma atividade física lá, e agora ela está quase dentro da minha casa”, completou.

Quem também está disposta a aproveitar o espaço por inteiro é Thaynara de Sousa. Em meio à gravidez, a jovem já tem planos para fazer aula de funcional e informática na Vila Social. “Foi muito bom ter feito essa Vila Social para a gente poder usufruir, e no futuro o meu bebê também. Eu fico muito feliz vendo o que era a Vila Olímpica ser reformada e ser entregue para a gente de novo”, comemorou Thaynara.