Ceará Sem Fome: Seir visita cozinha solidária em São Gonçalo do Amarante e dialoga com a população sobre “Insegurança Alimentar x Racismo”

19 de junho de 2024 - 16:38 # # # # #

Ascom Seir - Texto e Fotos

Para o fortalecimento e apoio das Cozinhas Solidárias do Programa Ceará Sem Fome, a Secretaria da Igualdade Racial, está realizando rodas de conversas com as comunidades beneficiárias, lideranças e voluntários das cozinhas do programa sobre “Insegurança alimentar e a Questão Racial”. Nesta segunda-feira (18), a roda de conversa ocorreu no município de São Gonçalo do Amarante, na cozinha solidária do bairro Vila Esperança. O debate contou com a participação de lideranças comunitárias do Instituto Vila Esperança.

A roda de conversa foi conduzida pela orientadora da Célula de Ações Afirmativas da Seir, Kaiany Vasconcelos. No encontro, o público participou de uma dinâmica apresentando frases sobre a insegurança alimentar e relação com questões étnico-raciais. Foi discutido sobre a importância de uma alimentação saudável, balanceada e com bons nutrientes e o quanto é difícil para alguns grupos populacionais consumirem uma alimentação mais equilibrada quando se vive em situação de vulnerabilidade. Após a roda de conversa foi proposto estratégias para uma alimentação saudável e dialogado sobre o combate ao racismo.

O programa Ceará Sem Fome é um programa do Governo do Estado do Ceará que visa garantir a segurança alimentar com alimentação saudável aos cearenses que vivem em situação de extrema pobreza, o perfil principal do público atendidos é de mulheres negras.