Alunos da rede estadual têm série de atividades em julho com o Enem não Tira Férias
8 de julho de 2024 - 11:50 #Enem #Enem não tira férias #SEDUC
Ascom Seduc - texto
A Secretaria da Educação (Seduc) promove, ao longo do mês de julho, o Projeto “Enem não Tira Férias”, com o objetivo de manter a constância na preparação dos estudantes da rede pública estadual que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para acontecer nos próximos dias 3 e 10 de novembro. Na edição deste ano, 30.360 alunos se inscreveram, número que representa recorde para o evento. Participam da ação estudantes da 1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Médio e também da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Somente da 3ª série, público considerado como foco do projeto, foram 26.155 inscritos em todo o Ceará.
O Enem não Tira Férias oferta aulões virtuais temáticos e correção de redações no Youtube. Há, ainda, podcasts e postagens nas redes sociais com bizus, dicas de filmes e de perfis para seguir, neste momento de preparação para as provas. Além disso, escolas da rede estadual, por iniciativa própria, organizam atividades extras para reforçar a aprendizagem dos jovens.
Saiba mais sobre a programação.
O projeto
O Enem Chego Junto, Chego Bem é desenvolvido, desde 2012, com a finalidade de mobilizar e preparar os estudantes para as provas do Enem. A ação ocorre de forma complementar ao trabalho diário desenvolvido pelos professores e gestores nas escolas.
Etapas
O Enem Chego Junto, Chego Bem é realizado em sete etapas ao longo do ano, numa grande força-tarefa. A primeira, consiste na articulação das escolas junto aos estudantes, no sentido de providenciar os documentos necessários (CPF e RG) para a participação no certame. A segunda, diz respeito à mobilização da rede estadual com o objetivo de garantir que 100% dos estudantes solicitem e obtenham a isenção da taxa de inscrição. A terceira etapa busca dar apoio no processo de inscrição a todos os alunos aptos a fazer o Exame.
O quarto momento é o de motivação, que compreende o acompanhamento do estudante durante o processo de escolha do caminho de estudos após a conclusão do Ensino Médio, orientando-o no que for necessário. A quinta etapa, a da preparação, promove uma agenda qualificada para que o estudante receba subsídios para potencializar seus estudos, agregando conhecimento e fortalecendo a autoconfiança para um bom desempenho nas provas do Enem.
Na sexta etapa, conhecida como #Enemvou2dias, os alunos são incentivados a participar dos dois dias de prova, com transporte e deslocamento garantidos, além de pontos de apoio para a distribuição de canetas, água e lanches. A participação no Enem 2024, nos dois dias de prova, permite com que os estudantes beneficiários do programa Pé-de-Meia, que estejam concluindo o Ensino Médio, recebam um benefício no valor de R$ 200,00.
Após a publicação dos resultados do Enem, são lançados os editais referentes aos processos do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e do Programa Universidade para Todos (Prouni). Neste momento, os estudantes recebem o apoio necessário para as inscrições nos editais, configurando assim a última etapa do Enem Chego Junto, Chego Bem.