Forças de Segurança do Ceará capturam 226 suspeitos de furto, roubo e receptação de fios no primeiro semestre de 2024

13 de julho de 2024 - 14:14 # # #

Tainá Ribeiro / Ascom SSPDS - Texto

Entre janeiro e junho de 2024, as Forças de Segurança do Ceará capturaram 226 pessoas suspeitas de furto, roubo ou receptação de cabos e fios elétricos e ópticos em todo o Estado, o que representa um aumento de 6,1% no número de presos no mesmo período do ano passado, quando foram capturadas 213 pessoas. Em Fortaleza, foram capturadas 158 pessoas de janeiro a julho, um acréscimo de 22,48% quando comparado às prisões no mesmo período de 2023, que totalizaram 129 pessoas. Já nos dez primeiros dias do mês de julho deste ano, foram capturadas 18 pessoas pelos mesmos crimes no Ceará. Os dados foram compilados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE).

As ações das Forças de Segurança que resultaram nessas capturas contam com o uso de tecnologias da SSPDS, como o Sistema Agilis, que auxilia nas ações policiais por meio de inteligência artificial aliada às câmeras de videomonitoramento, e o Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da SSPDS, que atua no acompanhamento em tempo real das ocorrências.

Integração e parcerias

A SSPDS destaca que, além do trabalho ostensivo da Polícia Militar do Ceará, as Forças de Segurança do Estado, por meio da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), unidade especializada da Polícia Civil do Ceará (PCCE), realizam constantes fiscalizações em sucatas para verificar a existência da prática de receptação desse tipo de material, bem como operações para cumprimento de mandados de busca e apreensão e de prisão.

Capturas em julho

Somente nos dez primeiros dias do mês de julho, as Forças de Segurança do Ceará já capturaram 18 pessoas suspeitas de furto, roubo ou receptação de cabos e fios elétricos e ópticos em todo o Estado, o que representa (em um terço do mês) a metade do número de capturas realizadas em todo o mês de julho do ano passado, quando foram efetuadas 36 prisões.

Nesta semana, tivemos prisões por furtos de fios todos os dias, de domingo a sexta-feira. Na manhã desta sexta-feira (12), a Polícia Militar do Ceará (PMCE) capturou um homem de 32 anos, com passagens por furtos, suspeito de furtar fios no município de Caucaia, Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11). O suspeito foi flagrado furtando fios de cobre, tentou fugir e obrigou uma mulher a esconder os 40 metros de fios. Ele foi capturado e autuado em flagrante por furto qualificado.

Na madrugada da quinta-feira (11), a PMCE capturou um homem de 25 anos, com passagens por lesão corporal dolosa e crime contra a incolumidade pública, suspeito de furtar fios de telefonia no bairro Papicu, Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10) de Fortaleza. O material apreendido possui cerca de 20 kg. O suspeito foi encaminhado para a Delegacia do 2° Distrito Policial, unidade plantonista da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), onde foi autuado em flagrante por furto.

Na quarta-feira (10), a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) prendeu em flagrante dois homens, de 31 e 30 anos, suspeitos de associação criminosa e receptação. A ação, que ocorreu no município de Maracanaú, Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12), resultou também na apreensão de um veículo adulterado e fios de cobre furtados.

Na madrugada de terça-feira (9), a PMCE capturou um homem de 30 anos suspeito de furto no bairro Aldeota, em Fortaleza. Os policiais militares, acionados para atender a uma ocorrência em andamento, visualizaram o indivíduo cortando fios de cobre de serviço telefônico por meio do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) da SSPDS. A equipe se deslocou ao local, onde prendeu o homem em flagrante.

A Polícia Militar do Ceará (PMCE), na madrugada de segunda-feira (8), capturou um homem de 22 anos suspeito de furtar fios de energia da via pública no bairro Papicu, Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10) de Fortaleza. O suspeito, após reagir à prisão, foi encaminhado para a Delegacia do 2° Distrito Policial, onde foi autuado em flagrante por furto de fios.

E no domingo (7), a Polícia Militar do Ceará (PMCE) efetuou a prisão de um trio no bairro Centro, que pertence à Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4) de Fortaleza. Três pessoas foram presas em flagrante por furto de fios e atentado contra a segurança de serviço de utilidade pública. Ainda no mesmo dia, outros dois homens foram capturados em flagrante com fios furtados, também no bairro Centro.[

Denúncias

A SSPDS-CE ressalta que, apesar do trabalho proativo das Polícias do Ceará, é importante que os responsáveis pelos fios registrem a ocorrência em qualquer delegacia da PCCE. O Boletim de Ocorrência auxilia os trabalhos policiais. Por fim, a pasta lembra que o furto ou roubo de cabos, fios elétricos ou de telecomunicações atenta contra a segurança e o funcionamento de serviços de utilidade pública, além do crime de receptação, quando os materiais são comercializados clandestinamente a terceiros.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.