Conectividade: Tecnologia 5G é lançada no Ceará

26 de julho de 2024 - 10:16 # # #

Joanna Cruz - Ascom Casa Civil - Texto
Alex Ferreira Phocart - Brisanet - Fotos

O evento contou com a presença do ministro das Comunicações, Juscelino Filho

A tecnologia de telefonia móvel 5G já está funcionando no Ceará. O evento de lançamento, promovido pela empresa Brisanet, aconteceu na noite dessa quinta-feira, no Centro de Eventos do Ceará. A solenidade contou com a presença de várias autoridades, incluindo o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

O secretário-chefe da Casa Civil, Max Quintino, representou o governador Elmano de Freitas, que cumpria agenda em Brasília. “Esse é um momento histórico, não só para a Brisanet, mas para todo nosso estado. Imaginem as oportunidades que essa tecnologia pode gerar. Uma conectividade veloz e com estabilidade vai atrair novas empresas, novos negócios. Isso é fundamental pra fomentar nossa economia e gerar empregos”, afirmou o secretário.

Segundo a Brisanet, a cobertura móvel da empresa já alcança 6,5 milhões de pessoas em pelo menos 115 cidades da região Nordeste, com quase 130 mil chips ativos até o último mês de junho. “No Ceará, 80% da população urbana do estado já está coberta com o serviço móvel (que além de 5G, também envolve o 4G). E até dezembro temos como meta alcançar 95% da população urbana do Ceará com o serviço”, afirmou o CEO da Brisanet, José Roberto Nogueira, que apresentou toda a história da empresa fundada há 25 anos na cidade de Pereiro, região do Vale do Jaguaribe.

A tecnologia 5G representa um salto gigantesco na conectividade, proporcionando ultravelocidade e baixa latencia, beneficios essenciais para a automação industrial, saúde, varejo, transporte, entre outros setores da economia. O ministro das Comunicações elogiou o processo de implantação da rede 5G pela Brisanet, que arrematou, em 2021, lotes do Nordeste e do Centro-Oeste para a implantação da tecnologia em leilão promovido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Também estiveram presentes na solenidade, o presidente em exercício da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o cearense Vicente Aquino; o secretário nacional de Ciência e Tecnologia, Inácio Arruda; a secretária da Secitece, Sandra Monteiro; entre outras autoridades.