SAP participa de encontro nacional sobre qualidade de vida para profissionais de Segurança Pública
6 de novembro de 2024 - 14:23 #Nusep #qualidade de vida #SAP #Segurança Pública
Natasha Ribeiro Bezerra - Ascom SAP - texto
Divulgação - fotos
A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização marcou presença no 4º Encontro Técnico do Programa Nacional de Qualidade de Vida para Profissionais de Segurança Pública, realizado em Brasília, nos dias 4 e 5 de novembro. O evento contou com a participação de Luana Diógenes, coordenadora de Gestão de Pessoas (Cogep) da SAP.
O encontro faz parte do Programa Nacional de Qualidade de Vida para Profissionais da Segurança Pública (Pró-Vida), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MSJP). Seu objetivo é fortalecer os laços entre os participantes, identificar e disseminar boas práticas, além de criar um ambiente propício para reflexões e troca de experiências, com foco no bem-estar psicológico dos agentes.
Durante o evento, foram realizadas palestras, mesas-redondas e debates, que promoveram o fortalecimento da Rede Qualidade de Vida. Temas importantes, como a promoção da saúde mental dos policiais, a ampliação da Escuta Susp e o compartilhamento de boas práticas, foram discutidos, reforçando a importância da saúde emocional e do apoio psicológico para os profissionais de segurança pública.
Destaque Nacional
O Ceará foi destacado como uma referência nacional nas ações e estratégias de enfrentamento e prevenção dos problemas de saúde mental e física dos policiais penais e seus familiares. A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP), por meio do Núcleo de Assistência ao Servidor Penitenciário (Nusep), tem implementado uma série de serviços voltados ao cuidado integral da saúde dos servidores do sistema prisional e de seus familiares.
Somente em 2024, o núcleo já registrou 6.496 atendimentos a servidores e colaboradores, além de 6.360 atendimentos a familiares desses profissionais. Entre os serviços oferecidos estão o atendimento psicológico, assistência social, consultas médicas e odontológicas, massoterapia, entre outros. Além disso, foram realizados 389 atendimentos emergenciais de crise, mostrando a preocupação com o suporte imediato em situações de extrema necessidade.
Essa abordagem abrangente e humanizada tem colocado o Ceará como modelo a ser seguido, destacando-se no cenário nacional no cuidado com a saúde física e mental dos policiais penais e suas famílias, um reconhecimento da importância de garantir a qualidade de vida daqueles que atuam no sistema penitenciário.
A coordenadora de Gestão de Pessoas (Cogep), Luana Diógenes, comenta sobre a importância do evento. “O encontro representou uma oportunidade valiosa para a SAP contribuir com as discussões e aprender novas abordagens para o cuidado e a qualidade de vida dos servidores da segurança pública. Participar de um evento nacional sobre a qualidade de vida dos servidores da segurança pública só mostra o quanto a SAP está no caminho certo. Ainda é pouco, mas sei que estamos avançando a cada dia mais. A gestão da SAP acredita que essas ações são importantes e necessárias para o crescimento da polícia penal do estado do Ceará. É incrível saber que somos mencionados como exemplo de boas práticas em todo o território nacional”, afirma.
Escuta Susp
Além do Reúne Pró-Vida, o MJSP também implementou o Escuta Susp no ano passado, voltado a atendimentos psicológicos aos profissionais de segurança pública. Com um orçamento de R$ 6 milhões, a proposta foi desenvolvida em parceria com universidades federais e também disponibiliza cursos e conteúdos virtuais.
As consultas terapêuticas estão previstas para começar no próximo mês de maio no Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Sergipe e Distrito Federal. Os agentes dos demais estados começam a ser atendidos em dezembro deste ano.
Conheça o atendimento Biopsicossocial ao Policial Penal do Ceará
A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização, por meio do Núcleo de Assistência ao Servidor Penitenciário (Nusep), mantém, como rotina, serviços voltados ao cuidado em saúde mental para os servidores e policiais penais do sistema prisional.
A Secretaria oferece plantão psicológico ininterrupto para atender os servidores ao telefone ou Whatsapp nos 7 dias da semana, nas 24 horas do dia. No ano de 2022, a polícia penal cearense ganhou um novo espaço físico, com mais 6 psicólogos para atendimento e terapia presencial .Também possui psiquiatra em nossos quadros e um ambulatório exclusivo para os policiais penais no Hospital Mental de Messejana.
O serviço terapêutico consiste no acompanhamento e orientação dos trabalhadores e seus familiares, acompanhamento em Psicoterapia Breve ou em situação de crise, atendimento de paciente crônico e retorno das licenças psicológicas. Para acrescentar o cuidado, a SAP passou a oferecer, de forma gratuita, o curso Guardiões da Vida, que qualifica os servidores a cuidar de si e a conseguir identificar os colegas que precisam de cuidados preventivos na questão da saúde mental.
Além disso, o núcleo também conta com as células de serviço social, dentista, clínico geral, psiquiatra, psicólogo e práticas integrativas como massoterapia, auriculoterapia, reflexologia, argiloterapia e ventosaterapia. Os atendimentos são realizados nos turnos manhã e tarde, de acordo com cada caso, demandas apresentadas e disponibilidade do profissional. O local conta com 10 salas e 10 profissionais, com o intuito de integrar os serviços, oferecendo diferentes formas de cuidado e apoio para assegurar a participação ativa de todos os servidores nesse processo.