Cearaprev lança Central de Processamento Previdenciário

18 de fevereiro de 2025 - 12:20 # # # #

Ascom Cearaprev - Texto e Fotos

A inciativa, em parceria com a PGE, tem o objetivo de acelerar os processos de aposentadoria dos servidores estaduais

A Fundação de Previdência Social do Estado do Ceará (Cearaprev), vinculada à Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), em parceria com a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), deu mais um passo importante na busca da desburocratização dos processos previdenciários no Estado. Começou a funcionar nessa segunda-feira (17), a Central de Processamento Previdenciário (CPP), um projeto inovador que visa modernizar e agilizar a análise de processos de aposentadoria, pensão da reserva e reforma.

A Central de Processamento Previdenciário (CPP) funciona na sede da Cearaprev e conta com uma equipe composta, na primeira fase, por servidores das Secretarias da Educação (Seduc), da Saúde (Sesa), da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). A ideia é que mais Secretarias sejam incluídas na formação.

Os profissionais atuarão em conjunto com os colaboradores da Cearaprev e da PGE para garantir um processo eficiente e integrado. A Instrução Normativa conjunta PGE/Cearaprev define os fluxos processuais, os prazos aplicáveis (ritos sumários e ordinários) e a atuação dos órgãos envolvidos.

“A Cearaprev reafirma seu compromisso com a modernização da gestão previdenciária no Estado por meio da criação da CPP. A centralização e padronização dos fluxos garantem maior eficiência e transparência, beneficiando milhares de servidores e pensionistas”, afirmou o presidente da Fundação José Juarez Diógenes Tavares.

Principais benefícios da CPP

A CPP foi criada pela lei complementar nº 334, de 17 de setembro de 2024, e Instrução Normativa nº002/2024, de 27 de dezembro de 2024. A Central deve reduzir significativamente o tempo de análise dos processos, garantindo que servidores e pensionistas tenham acesso mais rápido aos seus direitos previdenciários.

Com a implementação da Central de Processamento Previdenciário, o sistema previdenciário do Ceará contará com diversas melhorias, entre elas:
– Redução no tempo de tramitação dos processos previdenciários;
– Celeridade e mais eficiência na análise documental;
– Maior transparência e previsibilidade na concessão de benefícios;
– Atuação conjunta entre os órgãos, reduzindo exigências e retrabalhos.

Os segurados já podem acessar a Cartilha da CPP, disponível no site da Cearaprev na aba “Segurados/Beneficiários”, para conhecer mais sobre o funcionamento e benefícios da nova estrutura.

Clique aqui para acessar a Cartilha da CPP