Helv recebe primeira turma de Internato Médico

1 de novembro de 2022 - 18:00 # # # #

Isabelle Azevedo (Ascom Helv) - Texto e Foto

São quatro internos de Cirurgia e três dedicados à Anestesia; programa é uma parceria entre o hospital e a Universidade de Fortaleza

O Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) sob gestão do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), recebeu a primeira turma do Internato em Cirurgia e Anestesia nesta terça-feira (1º). Os alunos são provenientes da Universidade de Fortaleza (Unifor).

Para o diretor-geral do Helv, Emidio Teixeira, o hospital dá mais uma grande contribuição para a Saúde estadual. “Estamos dando um passo para ser referência em Ensino e Pesquisa para toda a rede de Saúde e para a população do Ceará”, pontuou o gestor ao dar boas-vindas aos estudantes de Medicina.

São quatro internos de Cirurgia e três dedicados à Anestesia. “O crescimento que vai vir não vai ser mensurável a curto prazo. Vamos poder colher os frutos no futuro, ainda mais com esses jovens se tornando residentes, que podem até trabalhar aqui no hospital, nas redes pública ou privada, mas com a excelência que eles aprenderam no Helv”, avaliou o professor da Unifor Julimar Meneses.

A estudante Manuella Pinto está no seu primeiro ano de internato. A curiosidade a atraiu para atuar no equipamento estadual. “Tinha muita curiosidade em conhecer a dinâmica desse hospital. Já tinha informações de pacientes que foram atendidas aqui e que foram muito bem recebidas. Espero aprender muito”, disse.

João Wilton também espera um crescimento profissional. “Escolhi o Helv por ser uma instituição de respeito, já renomada aqui no Ceará. Escolhi o rodízio de Anestesiologia justamente porque é uma área que eu penso em ter como especialidade e quero ter mais experiência nisso”, afirmou.

O Helv foi adquirido pelo Governo do Ceará e passou a integrar a Rede Sesa em meio à pandemia de covid-19, sendo referência na assistência a pacientes com a doença. Depois, o equipamento ampliou a carta de serviços com a realização de cirurgias eletivas.

Integração

A coordenadora médica do serviço de Otorrinolaringologia e preceptora do Internato, Débora Lima, apresentou os principais protocolos seguidos pelo Helv, destacando os passos para a segurança do paciente, as medidas de segurança implementadas para a redução das ocorrências de incidentes e de eventos adversos. “Tudo que construímos foi para ter um serviço de cirurgia de excelência. Ficamos honrados de ter vocês aqui”.

Para o diretor de Processos Assistenciais do Helv, Jefferson Oliveira, esse momento de integração é fundamental. “Vocês vão fazer parte da história desta unidade”, iniciou. “Vamos lapidar vocês para ter a visão de que o cuidado e a alta clínica não são apenas do ponto de vista médico, mas do colegiado, com a equipe multidisciplinar”, completou.