Mais Infância Ceará

 
O Programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama do Estado, Onélia Santana, em agosto de 2015, defende a necessidade de se ter um olhar especial e mais dedicado à infância. Criado a partir de um diagnóstico da situação do Estado na área da Infância e do mapeamento das ações voltadas para este segmento nas diferentes secretarias estaduais, o programa busca contemplar a complexidade de promover o desenvolvimento infantil, estruturando-se em quatro pilares: Tempo de Nascer, Tempo de Crescer, Tempo de Brincar e Tempo de Aprender.

 

 

Tempo de Crescer

 

Compreende que o desenvolvimento infantil requer uma abordagem integral e integrada, reconhecendo que o bem-estar físico e intelectual das crianças, bem como seu desenvolvimento socioemocional e cognitivo, estão inter-relacionados. Para este fim, propõe-se a construção de uma rede de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários através de serviços e formações que contemplem profissionais, pais e cuidadores.

 

Tempo de Brincar

 

Foca nos benefícios do jogo infantil para o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional das crianças, além do convívio familiar, da socialização e de sua integração à cultura de sua comunidade, por isso pretende construir e revitalizar espaços públicos que garantam o direito da criança ao brinquedo e à brincadeira.

 

Tempo de Aprender

 

Entende a escola como direito de todos, buscando atender à meta de universalizar a oferta de pré-escola e ampliar a oferta de creches. Visa, pois, apoiar a construção e a qualificação dos Centros de Educação Infantil – CEIs, além do fortalecimento das famílias para o cuidado e promoção do desenvolvimento de seus filhos.

 

Tempo de Nascer

 

Restruturação alinhada de cuidado materno-infantil a partir da atenção à gestação de alto risco, visando a redução da morbimortalidade materna e perinatal.

 

Visão

 

A VISÃO do Programa é desenvolver a criança para desenvolver a sociedade, com a MISSÃO de gerar possibilidades para o desenvolvimento integral da criança.

 

Apresentação do programa Mais Infância Ceará

 


 
 



 
 

Downloads