Banco de Leite do Hospital Albert Sabin precisa de doações

31 de maio de 2011 - 14:09

O Banco de Leite Humano do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias) está precisando de doações para atender 36 crianças recém-nascidas prematuras ou de baixo peso. Para manter o atendimento regular à demanda de leite materno, é preciso que o Banco de Leite tenha um estoque de pelo menos 2 litros por dia e uma média de 30 mães doadoras frequentes. Atualmente, são apenas 10 mães doando leite e o estoque atual só poderá atender a necessidade de mais 4 dias de alimentação para os bebês internados no Hias.

 

A equipe multidisciplinar de profissionais do Banco de Leite (médico, enfermeiro, terapeuta ocupacional, auxiliar de enfermagem, entre outros) é treinada e capacitada para executar atividades de  atendimento às mães com dificuldades para amamentar.

 

Através do telefone 0800.280.4169, ligação gratuita, as mães interessadas em doar recebem orientações sobre a retirada do leite e os cuidados com o  acondicionamento. Para estocar, podem ser utilizados vidros de  maionese ou café solúvel esterilizados. O leite deve ser conservado no  congelador por até 10 dias. A coleta do leite doado é feita  gratuitamente em domicílio.

 

Benefícios

 

Estudos mostram que o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida pode evitar, anualmente, 1,3 milhão de mortes de crianças menores de 5 anos no mundo. Os bebês até os seis meses não precisam de chás, sucos ou outros leites. Nem mesmo de água. Após essa idade, deverá ser dada alimentação complementar apropriada, mas a amamentação deve continuar até o segundo ano de vida da criança ou mais.

 

Amamentar os bebês imediatamente após o nascimento pode reduzir consideravelmente a mortalidade neonatal “ aquela que acontece até o 28º dia de vida” nos países em desenvolvimento. De acordo com o Unicef, no Brasil, do total de mortes de crianças com menos de 1 ano, 65,6% ocorrem no período neonatal e 49,4% na primeira semana de vida.

 

O aleitamento materno na primeira hora de vida é importante tanto para o bebê quanto para a mães. Auxilia nas contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragia. A amamentação fortalece ainda o vínculo afetivo entre mãe e filho.

 

O leite materno contém todas as proteínas, açúcares, gorduras e vitaminas que o bebê necessita para ser saudável e protege ainda de doenças como otites, alergias, vômitos, diarréia, pneumonias, bronquiolites e meningites. Melhora ainda o desenvolvimento mental do bebê, da formação da boca e do alinhamento dos dentes, além de ser mais facilmente digerido do que o leite em pó.

 

SERVIÇO:
Banco de Leite do Hospital Infantil Albert Sabin: 0800-2804169 (de segunda à sexta-feira, de 7h às 17h)

 

Posto de Coleta de Leite do Hospital Infantil Albert Sabin: 3101.4296 (sábados e domingos, 24 horas)

 

31.05.2011

Assessoria Imprensa do Hias

Sabrina Lima (sabrina.lima@hias.ce.gov.br / 85 3101.4198)