Governo do Estado apresenta inovações tecnológicas no Inova 2011

20 de junho de 2011

Até a quarta-feira (22) acontece no Centro de Convenções de Fortaleza o INOVA 2011. O Governo do Estado, através da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), exibirá ao público as inovações tecnológicas financiadas pelo Estado, os serviços oferecidos pela Fundação, além dos resultados reais das empresas incubadas no Parque Tecnológico do Nutec.

 

Os interessados em novas tecnologias poderão conhecer o Robô Cearense, que começou a ser desenvolvido em 2009 por dois alunos da UFC, com a orientação do laboratório de Automação Industrial e Robótica do Nutec. O robô atualmente é um protótipo, mas já obedece alguns comandos de voz, tem visão noturna, grava rostos, locomove-se e até pode ser comandado através de celular ou Ipad utilizados como controle remoto. A ideia é transformá-lo em um robô que beneficia a sociedade para: detectar fogo e acionar controle de incêndios; entrar em ambientes inóspitos que podem oferecer risco a saúde das pessoas; reconhecer placas para encontrar carros roubados; reconhecer rostos, usando uma base de dados para encontrar pessoas desaparecidas.

 

Já a mini-usina de bancada, desenvolvida no Laboratório de Biocombustíveis do Nutec, será uma grande atração no evento, pois os visitantes poderão ver de perto as pesquisas desenvolvidas com o biodiesel e como funciona a extração do óleo da semente de algodão. Um técnico do Nutec fará as demonstrações e o visitante vai acompanhar em tempo real, em miniatura, o processo realizado em uma grande usina de biodiesel. A mini-usina de bancada foi idealizada e fabricada no Nutec e está em processo de patente para comercialização futura.

 

Os visitantes verão o resultado de pesquisas e produtos já desenvolvidos pelas empresas incubadas no Nutec. INOVA 2011 envolve a realização de painéis para discussão do tema central e outros relacionados, uma mostra tecnológica, onde os participantes e visitantes poderão ter acesso a produtos, serviços e processos oriundos dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelas instituições componentes do comitê técnico. Este ano o INOVA acontecerá dentro da programação da Conferência ANPEI, que estimula a construção de um ecossistema favorável à adoção da inovação como forma de modernização e fortalecimento da indústria.

 

20.06.2011

Assessoria de Imprensa do Nutec

Arinne Oliveira (arinne.oliveira@nutec.ce.gov.br / 85 3101.6925)