Servidores da Semace passam por treinamento para identificação de madeiras

21 de junho de 2011 - 20:04

Técnicos das diretorias de Fiscalização e Florestal da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) estão participando de um treinamento para a identificação de madeiras. O objetivo da capacitação é auxiliar no reconhecimento das espécies comercializadas em madeireiras e, no caso de transporte, saber se o tipo que está sendo transportado é o mesmo que vem descrito no Documento de Origem Florestal (DOF). Além disso, o minicurso ajudará, também, no trabalho fiscalizatório da autarquia.

 

Ao todo, os participantes estão conhecendo 42 espécies de madeira, sendo 29 dessas oriundas da Amazônia para serem comercializadas nas madeireiras. Dentre elas, podemos destacar o ipê, muiracatiara, maçaranduba e angelim pedra. As outras 13 são do bioma Caatinga, muito utilizadas como lenha, estaca e na produção de carvão. As mais comuns são sabiá, catingueira e marmeleiro. Na oportunidade, haverá, ainda, um momento para aprender a identificar se o carvão foi produzido através de madeira retirada da Caatinga ou de plantações de eucalipto. Caso se enquadre na primeira opção, é preciso que se apresente o DOF. Já na outra, não se faz necessário o documento, pois a produção com a utilização dessa espécie é autorizada.

 

Os engenheiros agrônomos e fiscais ambientais da instituição, Francisco Lobato e Ana Maria Maia, são os responsáveis por ministrarem o conteúdo. De acordo com Ana Maria, para fazer a identificação é necessário portar um canivete, para auxiliar na retirada de algum pedaço da madeira, uma lupa, que ajudará a ver os pequenos detalhes, e um computador com um programa com as características das espécies, que, de acordo com cada informação adicionada, ele irá filtrando o tipo de madeira.

 

Esse treinamento está sendo realizado para duas turmas de servidores da Semace, na sede da autarquia, em Fortaleza. A primeira, com 25 participantes, está acontecendo até esta quarta-feira (22). Já a segunda, que contará com a presença de 28 pessoas, será realizada entre os dias 27 e 29 próximos. As aulas acontecem durante todo o expediente, totalizando 24 horas/aula para cada grupo.

 

21.06.2011

Assessoria de Comunicação da Semace
Fhilipe Augusto (85 3101.5554/ 85 8605.9501)
@twitter.com/semace