HGF realiza mobilização contra a dengue nesta segunda-feira (27)

24 de junho de 2011 - 17:32

Uma manhã de mobilização envolvendo funcionários e usuários do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) está marcada para esta segunda-feira (27), no hall da Unidade Régis Jucá. Com a distribuição de folders e material informativo sobre como se prevenir contra a dengue, a mobilização pretende conscientizar a população para os cuidados com a doença, que continua fazendo vítimas no nosso estado. Na ocasião, membros da Sociedade Cearense de Homeopatia vão divulgar informações sobre o uso da homeopatia contra a dengue, prática que vem sendo realizada com bons resultados no município de Macaé, no Rio de Janeiro, desde 2007. Desde que as gotas homeopáticas começaram a ser oferecidas à população, não foram mais registradas epidemias de dengue naquele município.

 

De acordo com o último boletim epidemiológico da dengue (17 de junho), feito pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), foram confirmados 30.079 casos de dengue no Ceará. Em relação aos casos graves observa-se que a proporção tem aumentado a cada ano. Registra-se este ano, para cada caso grave, 64 casos de dengue clássico, quando em 2001 este número era de 383. Esta constatação tem como causa os seguintes fatores: a circulação simultânea de três sorotipos virais, a população sensibilizada por infecções anteriores, a hiper endemicidade, aumentando a probabilidade de formas graves e óbitos.

 

Portanto, é preciso ficar em alerta. É preciso manter as caixas d`água tampadas e evitar jogar lixo nas ruas, independentemente de ser ou não período de chuva. A dengue é uma doença grave e que pode matar. Alguns sintomas são: febre alta, dor de cabeça, dor no corpo e dor atrás dos olhos. A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti infectado. O mosquito se reproduz em água parada e para prevenir não podemos deixar água acumulada.

 

Serviço:
Dia de Mobilização Contra a Dengue no HGF
Data: 27/06/11
Horário: 8 às 13h
Local: Hall da Unidade Régis Jucá do HGF

 

24.06.2011

Assessoria de Imprensa do HGF

Gilda Barroso (gildabarroso@gmail.com / 85 3101.7086)