Nova escola de Ensino Médio capacitará jovens de Sítio Santana, no Cariri

25 de junho de 2011 - 10:52

“A educação é o único caminho para que as pessoas tenham um futuro  melhor”.  A frase do governador Cid Gomes aconteceu durante a inauguração da escola de Ensino Médio do Sítio Santana, em Barbalha, no Cariri, nesta sexta-feira (24). De acordo com Cid, o setor é uma das prioridades de seu Governo e por isso está conseguindo implantar um ousado programa de educação que rendeu ao Ceará a 1ª colocação, entre os estados do Nordeste, na qualidade da educação.
Para isso, conforme o Governador, o Estado está apoiando os municípios, através de programas de avaliação e acompanhamento do ensino básico, como o Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic) e expansão de vagas no ensino médio, com a construção de novas escolas. Paralelo a isso, o Estado está implantando 140 escolas de educação profissional, em tempo integral, para qualificar os jovens para o mercado de trabalho. “Aqueles jovens que antes tinham que se deslocar para os grandes centros para estudar, hoje podem estudar onde residem, como é o caso aqui de Sítio Santana que está recebendo a primeira escola de ensino médio”, destacou Cid.
A secretária da Educação, Izolda Cela, aposta na parceria com os municípios e o apoio da família  para que os alunos cheguem ao ensino médio com conhecimento adequado. “É fundamental o acompanhamento da qualidade de ensino. Só estrutura boa não é suficiente”, ressalta. De acordo com o prefeito de Barbalha, José Leite, a escola além de ser o prédio mais bonito do município, é também o mais importante. “Através da nossa parceria com a Secretaria da Educação do Estado, nós vamos conseguir fazer com que essa escola traga os frutos necessários para a nossa população”, disse o prefeito. Ele ressaltou ainda que o município não poupará esforços para garantir o desenvolvimento e o progresso da população, com as ações do Governo Estadual.
O investimento para a concretização da escola chegou a R$ 2,7 milhões. É a primeira Escola de Ensino Médio da localidade, cujos alunos precisavam se deslocar até o município sede para estudar. A capacidade é para atender até 360 alunos por turno. Dispõe de biblioteca, laboratórios de Línguas, Informática, Química, Biologia, Física e Matemática. Conta também com dependências administrativas, cantina, cozinha e depósito, além de um ginásio poliesportivo.
No segundo semestre, a unidade ofertará também o 8º e 9º anos do ensino fundamental com o objetivo de apoiar as ações educacionais no município. Para aqueles que não tiveram a oportunidade de estudar na idade certa, haverá turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no turmo da noite. O novo estabelecimento ficará sob a jurisdição da 19ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação(Crede), sediada em Juazeiro do Norte.
24.06.2011
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)