I Simpósio de Saúde do HGF – Em Busca da Saúde Integral

23 de agosto de 2011 - 14:55

O I Simpósio de Saúde Quântica do HGF – Em Busca da Saúde Integral, realizado pela Unidade de Recursos Humanos do HGF em parceria com a Coordenação de Eventos do HGF, traz o professor PHD em Física Quântica, Harbans La Arora. Ele vai apresentar resultados de seu trabalho junto a pacientes soropositivos e oncológicos, além de ensinar técnicas simples que podem ajudar a melhorar a qualidade de vida de pacientes e cuidadores. O evento vai contar ainda com a presença da professora da Faculdade de Medicina da UFC, Eliane Oliveira, que vai falar sobre a disciplina Medicina e Espiritualidade, ministrada desde 2004. A palestra é aberta ao público e será realizada nesta quarta-feira (24) das 8h30min às 11h30min. 

 

Saúde Quântica – energias sutis que transformam

Respirar corretamente, sorrir, abraçar, meditar, ter atitudes e pensamentos positivos e reconhecer e valorizar os próprios talentos e potencialidades estão entre as atitudes que podem promover a saúde integral de qualquer indivíduo. Cada uma dessas atitudes se traduz em energia sutil, capaz de transformar a vida de qualquer um, promovendo a paz e a saúde. O professor indiano Harbans La Arora, radicado no Ceará, é pós-doutor em Física Quântica, professor aposentado da Universidade Federal do Ceará, UFC, e tem cinco livros publicados, sendo três na área de saúde quântica. Há 14 anos, ele utiliza a abordagem da terapia quântica para ajudar pessoas com as mais variadas doenças. No HGF, ele realiza um trabalho voluntário há cerca de 3 anos. Na unidade, sempre às quartas-feiras, ele acompanha pacientes cirúrgicos durante o pré e pós operatório, auxiliando o paciente para que ele possa ter uma menor perda de sangue e menos dores após o procedimento, o que resulta em uma recuperação mais rápida.

 

Outro trabalho realizado por ele no HGF, com a coordenação da Unidade de Recursos Humanos, tem como objetivo melhorar a qualidade de vida de funcionários do HGF, que aprendem através das terapias quânticas, a evitar e minimizar os efeitos do estresse. Já foram realizadas seis oficinas , beneficiando 93 funcionários de diversos setores. Em avaliação após a oficina, todos informaram que indicariam o curso para outras pessoas, já que ali aprenderam técnicas simples que podem ajudar a qualquer pessoa a ter uma melhor qualidade de vida.

 

Dentro da abordagem quântica, o professor Harbans afirma que é preciso cuidar da pessoa e não somente da doença. “É preciso ir além dos sintomas e buscar os causadores do problema. A terapia quântica cuida da pessoa e do problema”. Ele afirma que é preciso que cada pessoa possa aprender o que ele chama de TTT – tratamento, treinamento e transformação. “A medicina faz o tratamento e a gente treina a pessoa para aproveitar o melhor do tratamento médico e transformar o modo como ela encara o caminho”. 

 

Terapias Quânticas contra o câncer

Bonita, jovem, cheia de alegria e mãe de uma criança de 8 anos. A administradora Rejane Mourão, de 42 anos, descobriu em janeiro deste ano que tinha câncer no sistema linfático (linfoma não Hodgkin), uma doença crônica e que poderia ser fatal. Após o diagnóstico, Regiane iniciou o tratamento com quimioterapia e acompanhamento de uma psicóloga especializada em pessoas com doenças crônicas. Emocionalmente fragilizada, ela fazia as sessões de quimioterapia chorando e, mesmo com os meios médicos necessários, não apresentava melhoras. Através de uma enfermeira, Rejane conheceu a terapia quântica e resolveu recorrer a esta abordagem junto com o cuidado tradicional. Através de exercícios de respiração e relaxamento, Rejane passou a retomar o equilíbrio emocional e adotar uma nova postura diante da vida. No mês de julho passado, a boa notícia: os exames não detectavam mais células cancerígenas. Agora, a administradora busca se recuperar dos efeitos da quimioterapia. “Hoje, eu encaro a morte com mais naturalidade. Valorizo o momento presente e não quero mais deixar nada pra depois.” 

 

Medicina e Espiritualidade

Esta nova abordagem que leva em conta o paciente e não apenas a doença já faz parte da vida acadêmica de muitos estudantes de Medicina. Desde 2004, a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, UFC, oferece a disciplina Medicina e Espiritualidade. Cerca de 450 alunos já passaram pela disciplina, o que revela o interesse dos futuros médicos na área. A disciplina abre espaço para reflexões sobre como as emoções e crenças podem interferir no tratamento do paciente. A coordenadora da disciplina, a Professora Dra. Eliane Silva de Oliveira, acredita que através desta disciplina, a Universidade está formando médicos mais humanizados. “Através desse espaço, queremos contribuir para a reflexão sobre a saúde integral. Isso faz uma grande diferença na abordagem do paciente e na condução de qualquer tratamento” – pontua. 

 

Saúde Quântica no mundo

A Medicina Quântica avança no mundo inteiro oferecendo uma abordagem científica capaz de contemplar o ser humano em todas as suas dimensões: Física, mental, emocional e espiritual. Enquanto a humanidade adoece em ritmo acelerado como nunca aconteceu antes na História, principalmente no Ocidente, apesar dos inúmeros recursos tecnológicos disponíveis e do desenvolvimento de novos medicamentos capazes de atacar os sintomas das doenças sem no entanto alcançar o alvo, que são as causas, muitos cientistas mundialmente reconhecidos apontam para um genuíno modelo de Saúde Integral.

 

O tema será debatido durante o II Simpósio Internacional de Saúde Quântica e Qualidade de Vida (www.saudequantum.com ), que vai reunir entre 15 e 18 de setembro de 2011 em Recife – PE, vinte e um cientistas de várias partes do mundo que vão apresentar trabalhos que apontam para um novo paradigma na saúde no qual aprendemos a cuidar do nosso corpo-mente integralmente fazendo uso das novas tecnologias quânticas eletrônicas e humanas não invasivas, que devem ser as bases científicas da Medicina e da Psicologia do futuro.

 

O professor Harbans La Arora será um dos palestrantes desse evento, que tem a coordenação do ganhador do prêmio Noetic Medal for Counsciousness and Brain Research por importantes contribuições a Ciência ligadas à pesquisa da consciência e cérebro, o professor Wallace Lima, que vem ajudando no desenvolvimento de tecnologias de saúde dentro de um novo paradigma, incentivado pelo cientista Richard Amoroso, Presidente do Instituto de Ciências Noéticas Avançadas da Califórnia. Wallace Carvalho busca criar em Pernambuco, a Universidade Quântica do Ser Integral, que será a primeira no Brasil voltada para um novo paradigma na saúde.

 

23.08.2011 

 

Assessoria de Comunicação HGF

Gilda Barroso (85)3101-7086 gildabarroso@gmail.com