Espaço, Políticas e Meio Ambiente é tema da XII Semana da Geografia

11 de outubro de 2011 - 13:05

O Centro Acadêmico de Geografia e a Coordenação dos Cursos de Geografia da Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizam a XII Semana da Geografia, de 17 e 22 de outubro de 2011, no Campus do  Itaperi da Uece. O tema do evento é “Espaço, Políticas e Meio Ambiente”, que se refere às novas concepções e discussões sobre as  questões ambientais, sobre o papel da Geografia como ciência  socioambiental e do geógrafo em sua prática social, política e   profissional. Os estudiosos voltam também os seus olhares para a temática ambiental, como aquela que melhor define a Geografia como ciência autônoma e quebra as históricas barreiras da dicotomia desta ciência

As inscrições para a XII Semana da Geografia vão até quinta-feira (13). Para se inscrever os participantes devem ir pessoalmente à sede do CAGEO, no Bloco da Geografia (Bloco G), no período da tarde – no horário das aulas – e pagar uma taxa de R$ 5,00 e doar um quilo de alimento não perecível (exceto sal).

A Semana da Geografia da UECE é um evento acadêmico, que reúne estudantes, professores e profissionais desta ciência para discutir assuntos pertinentes à Geografia da UECE e do estado do Ceará com o objetivo de discutir as novas apropriações da questão ambiental, pela Geografia, como um conjunto dialético entre o meio ambiente e o social. Estas discussões serão realizadas em mesas redondas, apresentações de trabalhos e aulas de campo.

Outra justificativa é referente à necessidade de se discutir sobre o tema Política e Meio Ambiente, que é tratado e reproduzido pela mídia de forma errônea e escamoteada. Assim, pretende-se tratar das questões ambientais como problemáticas de uma transformação social, defendendo a preservação da natureza para que seus processos sejam conservados para ela mesma, não almejando um desenvolvimento que se diz sustentável, mas que na verdade pretende unicamente reproduzir as formas de produção do sistema capitalista.

 

11.10.2011

Assessoria de Comunicação da Universidade Estadual do Ceará – Uece

Fátima Serpa (fatima.serpa@uece.br / 85. 3101 9605)