Experimentos interativos atraem crianças e jovens na I Exposição “Ceará Faz Ciência”

21 de outubro de 2011 - 14:30

As leis da física e as reações químicas demonstradas ao vivo estão fascinando crianças e jovens, que são convidados a participar dos experimentos. Experiências interativas como o Pêndulo de Newton – que demonstra a conservação de energia, e o Sopro da Verdade, sobre a produção de ácido a partir da água e do gás carbônico, além de outras atividades, acontecem até domingo (23), no Espaço Mix do Dragão do Mar (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema) durante a I Exposição “Ceará Faz Ciência”, que integra a programação estadual na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

 

O evento é realizado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior – Secitece e conta com várias atividades que despertam a curiosidade da população, em especial crianças e jovens. A oficina “Como fazer um pluviômetro caseiro”, é realizada pela Defesa Civil do Estado. O projeto Ciência Itinerante, parceria entre CNPq e Secitece, é o responsável pelos experimentos interativos nas áreas da Física, Química, Biologia e Tecnologia da Informação.

 

O Planetário Rubens de Azevedo também está promovendo observação solar e lançamento de foguete durante a exposição. Há ainda sessões especiais gratuitas com os temas “ABC do Sistema Solar” e “Origens da Vida”. No local há ainda uma usina de Biodiesel, feita pelo Nutec, e uma mini-estação para coleta de dados meteorológicos.

 

No sábado e domingo (22 e 23) serão exibidos também os vídeos científicos da Funcap com os temas “Geopark Araripe – Lugar onde nasce o dia” e “Venceram as flores, venceu a beleza”, este que trata da Teoria da Deriva Continental, que explica a separação dos continentes África e América do Sul. Será realizada também a Mostra de Vídeos Ver Ciência, com as sessões: Mudanças Climáticas, Desastres Naturais, Conhecendo e Prevenindo Riscos, Ano Internacional da Química e Evolução e Biodiversidade

 

A exposição é gratuita e conta com atividades exclusivas para os pequeninos, como contação de histórias, pintura e reciclagem, feitas pela Cagece e pelo projeto Crutsana e os Defensores da Natureza.

 

A SEMANA

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada em todo Brasil de 17 a 23 de outubro e terá como tema “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos”. A iniciativa é do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). No Ceará, a Semana é coordenada pela Secitece.

 

Serviço:

Exposição Ceará Faz Ciência – SNCT 2011

Período: 17 a 23 de outubro

Local: Espaço Mix – Centro Cultural Dragão do Mar

Horários: Segunda: 18h às 20h | Terça à sexta: 9h às 19h | Sábado e Domingo: 16h às 20h

 

21.10.2011

 

Assessoria de Imprensa da Secitece

Cynthia Cardoso – 85 8724.2435 | 8877.9710