Indicadores epidemiológicos e operacionais da hanseníase serão avaliados em Oficina

6 de dezembro de 2011 - 19:47

A Secretaria da saúde do Estado (Sesa), em parceria com a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), promove nesta quarta-feira (07), no Hotel Mareiro, a Oficina de Avaliação dos Indicadores Epidemiológicos e Operacionais da Hanseníase do ano de 2011, para a discussão da proposta de 2012. A oficina visa desenvolver nos profissionais de saúde que atuam na área, conhecimentos, habilidades e atitudes na prevenção e controle da Hanseníase. Ao todo, foram ofertadas 54 vagas, contemplando os profissionais das 21 Coordenadorias Regionais de Saúde (Cres), entre os coordenadores das Cres, técnicos da Atenção Básica das Cres, técnicos da Vigilância Epidemiológica das Cres e os coordenadores da Hanseníase das Cres.

Segundo levantamento do Ministério da Saúde, a incidência de hanseníase no Brasil teve uma queda de 30% entre 2003 e 2008. A melhoria da atenção à saúde, principalmente na rede básica, é relatada como um dos motivos para a queda na detecção de novos registros da doença. A hanseníase, doença considerada como um grave problema de saúde pública por sua magnitude e transcendência, deve ser pensada também pelas graves repercussões físicas, emocionais e sociais que acarreta quando não se faz um diagnóstico e tratamento oportuno.

Sobre a Hanseníase

A hanseníase, conhecida desde os tempos bíblicos como lepra, é uma doença infecto-contagiosa de evolução crônica que se manifesta, principalmente, por lesões cutâneas com diminuição de sensibilidade térmica, dolorosa e tátil. Tais manifestações são resultantes da predileção do mycobacterium leprae, agente causador da doença de Hansen, que acomete as células cutâneas e nervosas periféricas. A alta endemicidade da doença em uma área irá proporcionar múltiplas exposições da população ao bacilo, além de propiciar que tal exposição se dê nos primeiros anos de vida, sendo um dos indicadores mais sensíveis em relação a situação de controle da hanseníase.

Evento: Oficina de Avaliação dos Indicadores Epidemiológicos e Operacionais da Hanseníase
Data: 07/12/2011
Horário: 08hs às 17hs
Local: Hotel Mareiro (Avenida Beira Mar, nº 2380. Meireles – Fortaleza/CE)
Informações: (85) 3101 1400

06.12.2011

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E MARKETING DA ESP
Marcos Saudade / Jair Melo
Twitter: twitter.com/espce
Fone/Fax: (85) 3101.1412 / 3101.1400